Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Fisioterapia Baseada em Evidencia

Medicina Baseada em Evidência (MBE) é um movimento desenvolvido na década de 80 por um grupo de médicos canadenses, com finalidades assistenciais e pedagógicas. Fundamenta-se nos conhecimentos de Epidemiologia Clínica, Bioestatística e Informática Médica. Atualmente, os conceitos desenvolvidos pela MBE foram incorporados por diversas outras categorias da área de saúde. Assim, podemos falar de Fisioterapia Baseada em Evidência (FBE) em termos de embasamento científico para a prática clínica. -- Ficou meio vago, né? -- Em outras palavras: É tomar decisões para o manejo de nossos pacientes baseadas não apenas na autoridade de um professor que deu uma aula sobre exercícios terapêuticos no sexto período da graduação, mas sim na pesquisa da literatura, de evidências que possam embasar a conduta escolhida.
Existem 2 excelentes sites sobre FBE:
O primeiro é o PEDro - The Physiotherapy Evidence Database -- Um site australiano de FBE com uma ferramenta de busca muito interessante. Ao digitar o tema que vc deseja pesquisar, o site te retorna uma relação de Revisões Sistemáticas e os Artigos mais relevantes sobre o assunto (rankeados de 0 a 10). Ao clicar no artigo citado, você tem acesso à uma resenha e breves comentários sobre a relevância, pontos fortes e fracos do estudo.
O segundo site é o site holandês Centre for Evidence Based Physiotherapy. Neste site eu destaco a sessão de guidelines internacionais, nos quais há orientações quanto ao manej0 de algumas condições como por exemplo Fibrose Cística, Fratura de Quadril, AVC, etc... Inclusive com os níveis de evidência que embasam cada recomendação (isto é: se a recomendação foi baseada em meta-análises, em estudos duplo cegos, na opinão de especialistas...)
Ah!, É extremamente recomendável a quem quiser aprofundar os conhecimentos neste assunto, a leitura do blog compartilhando fisioterapia

Nenhum comentário: