Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cirurgia de Reconstrução de LCA Vs Tratamento Conservador


Não é brincadeira, de acordo com artigo publicado este mês na revista Arthritis Rheumatology, a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) não oferece melhoras significativas comparado ao tratamento conservador em relação a força e desempenho funcional.
Ageberg et al. Muscle strength and functional performance in patients with anterior cruciate ligament injury treated with training and surgical reconstruction or training only: A two to five-year followup. Arthritis Rheum 2008; 59: 1773-1779.

Atenção ! ! Fogos ! !, Música ! ! ! ! Tchan Tchan Tchan Tchaaaaaaaaan!!FISIOTERAPIA É O TRATAMENTO DE ESCOLHA PARA LESÕES DO LCA ! ! ! ! !
Esta notícia me interessa em particular pois tenho rompimento parcial do LCA da perna esquerda e tratei minha lesão de forma conservadora. Entretanto cabe aqui uma ressalva: Apesar da minha lesão ser incompleta, e eu não ter sintomas como falseios, instabilidade, ou dores, eu não posso praticar esportes de contato sob pena de me relesionar (já fiquei com o joelho inchado após uma trombada no futebol, andando de Skate (2vezes) e mais recentemente praticando Aikido (comentários me chamando de imbecil serão sumariamente apagados). Portanto, baseado em minhas experiências, isso só vale para sedentários.

A repercussão deste trabalho foi tão espantosa que Barack Obama, 44o Presidente dos EUA apresenta os resultados do artigo diante de uma multidão de fisioterapeutas.

Quem quiser saber mais, o abstract está disponível no endereço http://www3.interscience.wiley.com/journal/121537911/abstract?CRETRY=1&SRETRY=0
Este artigo me interessou, vou tentar acessá-lo hoje e complementar o post mais tarde.
Valeu pessoal

Nenhum comentário: