Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ar Condicionado e Asma

Asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores reversível espontaneamente ou com tratamento, (1) Na sua etiopatogenia estão envolvidos fatores genéticos (principalmente atopia), ambientais (alergenos) e desencadeantes. Trata-se de uma doença muito comum, que afeta aproximadamente 7-10% da população. (2) A estimativa de prevalência no Brasil situa-se em torno de 20%, sendo responsável em nosso país, por aproximadamente 350.000 internações hospitalares no SUS por ano (1)

O controle dos fatores ambientais capazes de desencadear a crise asmática é um ponto essencial no tratamento. Os fatores de risco habituais incluem a exposição a alérgenos tais como ácaros (na roupa de cama, nos tapetes e nos estofados felpudos), animais com pêlo, baratas, pólen e mofo; irritantes ocupacionais; fumaça de cigarro; poluição aérea; infecções (virais) respiratórias; exercício, irritantes químicos e remédios (tais como aspirina e beta-bloqueadores).
A chegada de mais um verão traz também os alertas sobre os cuidados que se deve ter com o ar condicionado. Afinal de contas, é quase impossível passar uma noite de verão sem a ajuda deste invento maravilhoso. Até aí nada demais, o problema é que justamente as crises de rinite alérgica e asma podem ser causadas ou exacerbadas pelo mau uso destes aparelhos. O ar condicionado pode ser usado por pessoas portadoras de asma, normalmente não há problemas quanto a isso, desde que os aparelhos tenham boa limpeza para evitar o acúmulo de poeira e mofo. Entretanto, deve-se notar que alguns pacientes podem piorar pelo contraste da temperatura fria e quente entre o ambiente com e sem o ar.

Os grandes vilões do ar-condicionado são os alérgenos (substâncias que desencadeiam reações alérgicas) tais como ácaros, fungos, mofo, poeira e bactérias que se acumulam nos dutos do aparelho e podem desencadear uma crise alérgica. E mesmo nas pessoas sem alergias, eles podem invadir as vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias. Portanto, os cuidados com a higiene destes aparelhos não se restringe somente aos asmáticos!
Para combater esse mal, basta simplesmente executar a limpeza periódica dos filtros do condicionador de ar. Em média, os filtros devem ser limpos pelo menos uma vez por mês ou após um longo período de desuso. É claro que essa necessidade de manutenção varia conforme a localização do imóvel e da qualidade do ar do ambiente. O procedimento de limpeza é bem fácil, basta retirar o filtro de ar e limpar pelo lado que está empoeirado com o auxílio de um aspirador de pó ou lavando-o com bastante cuidado com água e sabão neutro para retirar a poeira e outros resíduos que estejam no filtro. A colocação só deve ser feita quando ele estiver completamente seco. Se o filtro apresentar furos ou rasgos é melhor trocá-lo. Além de evitar doenças, a limpeza também aumenta a vida útil do aparelho.

Outro agravante que não deve ser ignorado é o ressecamento nasal provocado pela baixa humidade do ar gerado pelo ar condicionado. O ar condicionado tem duas características: Resfria e Resseca o ar. O resfriamento é o que desejamos que ele faça, mas o ar mais seco representa um problema, pois pode causar congestão nasal (nariz entupido) fazendo a pessoa respirar pela boca. O ar seco irrita os brônquios. Daí ao aparecimento de crises asmáticas, rinites, rouquidão e sinusites. Para minimizar os efeitos deste ressecamento, recomenda-se utilizar uma bacia com água no quarto (embora recomendado, não sei se isso funciona de verdade), ou então hidratar a mucosa nasal com soro fisiológico ou qualquer outro humidificante nasal recomendado pelo seu médico. Ah! Hidratar-se bastante também é uma boa idéia.
Para quem não tem ar condicionado, lembrem-se que os ventiladores de chão e de teto também acumulam poeira. Limpe as pás e as grades dos ventiladores com sabão neutro pelo menos uma vez por semana.
Referências


(2) The International study of asthma and allergy in childhood (ISSAC) steering committee. Worldwide variation in prevalence of asthma

Nenhum comentário: