Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fisioterapia respiratória pediátrica e organização postural


Deixo hoje o link para uma excelente monografia de conclusão de pós-graduação da fisioterapeuta Renata Ungier. Geralmente eu publico postagens genéricas somente com o título da monografia e sem citar os autores. No entanto este trabalho é diferente.

Confesso que fiquei emocionado e com os olhos rasos d´água ao ler esta monografia, pois admito que o conceito RPG não me agrada muito (isto é uma opinião pessoal MINHA, não tenho intenção de iniciar um bate-boca científico aqui).

E é justamente neste ponto que esta monografia se destaca: A fisioterapeuta Renata Ungier conseguiu descrever as bases teóricas de sua abordagem de forma clara e ao mesmo tempo em uma linguagem elegante. Mesmo sem ser muito fã eu gostei bastante de ler a monografia. Realmente um trabalho de qualidade!!!!.

Sugiro a todos que pretendam trabalhar com pediatria ou que vão fazer o curso de Reequilíbrio Tóraco-Abdominal ler esta monografia.

Parabéns Renata!

OBS: Eu não conheço pessoalmente a Renata Ungier, não trabalho no IFF, não ganho jabá do Souchard pra fazer propaganda (mas se ele quiser contribuir eu aceito dinheiro vivo, cheque e notas promissórias). O trabalho merece estes elogios porque realmente me impressionou.

Espero que gostem tanto quanto eu gostei.


2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Humberto,
Fico muito lisongeada por suas palavras, é muito gratificante saber que um colega fisioterapeuta tenha sido tocado desta forma por minha pesquisa. Agradeço do fundo do coração o seu comentário.
Gostaria apenas de esclarecer que meu trabalho não é norteado pelo RPG, eu inclusive não tenho formação nesta técnica. O RPG é citado em minha pesquisa dentro da revisão de literatura, em que traço um panorama dos métodos e técnicas corporais que, a partir dos anos 50, passaram a ver o corpo de uma forma mais global.
Meu trabalho é centrado no Método GDS de Cadeias Musculares, do qual sou representante no Brasil. Se quiser conhecê-lo um pouco mais, acesse www.apgds.com, ou mande um e-mail para apgds@terra.com.br. Terei o maior prazer em conversar com você a respeito.
Outra pequena colocação: o estudo em questão foi minha dissertação de Mestrado em Saúde da Criança, pelo IFF-Fiocruz. Não tenho pós graduação em fisioterapia.
Espero ainda encontrá-lo pelos caminhos da nossa profissão.
Um abraço,
Renata Ungier

Anônimo disse...

teste