Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Valor de p ou p<0,05 em bioestatística, você sabe como interpretar este número?

Ah, como eu gosto de bioestatística, e não estou sendo sarcástico não! A Bioestatística junto com a Epidemiologia Clínica e a Metodologia Científica formam os pilares da prática baseada em evidências. Tudo bem, sei que para alguns trata-se de um assunto árido e extremamente desinteressante. Eu também pensava assim quando estava na graduação principalmente porque estas matérias são dadas no ciclo básico, quando tudo o que os alunos querem aprender são coisas "práticas", relacionadas à anatomia e biomecânica.
Pois bem, mas vocês já devem ter percebido que a maioria dos artigos científicos após demonstrar seus resultados, abrem um parênteses e colocam a seguinte expressão: p<0,05>
Podemos também interpretar da seguinte forma: Se fosse possível repetir 100 vezes o experimento, observaríamos diferença estatística entre os reultados em 95 experimentos. Ora, temos aqui um resultado prático, pois indica que se o meu paciente com síndrome do túnel do carpo tiver características parecidas com a da amostra estudada (este detalhe é importantíssimo!), eu terei uma probabilidade alta (95% de chance) de conseguir reduzir a dor dele caso eu repita a abordagem descrita no estudo, conforme demonstrado em uma amostra de pacientes semelhantes.
Agora que você já sabe o que significa esse bendito "p", toda vez que você comentar um artigo científico com um(a) colega, você pode fazer uma cara de intelectual e perguntar: - Mas qual foi mesmo o valor de p encontrado nos resultados?

Naturalmente, esta é uma explicação superficial, pois este post é voltado para pessoas que estão dando os primeiros passos em estatística. Mas se você já é safo em bioestatística e deseja um programa para fazer seus cálculos, O Guia do Fisioterapeuta não esqueceu de você não. Recomendo o download do excelente Grahpad Prisma versão 5 (eu usei a versão 4 na minha tese de mestrado e não tenho do que reclamar).

6 comentários:

RODRIGO QUEIROZ disse...

Bom carnaval para ti e continue com esse trabalho de promover informação em Fisioterapia.

Grande abraço

Fernanda disse...

Obrigada! Sua explicação foi bem didática. Fernanda.

lu.santolin disse...

Parabéns! Precisamos de mais pessoas generosas assim!!
Abçs

Anônimo disse...

Muito boa a explicação, porem ha um erro na matéria p<0,05 (p menor que 0,05)é o correto, e não p>0,05 (que seria p maior que 0,05). Basta trocar o simbolo > pelo <.

Humberto Neto disse...

OPS! Desculpe a nossa falha!
Valeu mesmo anônimo. Realmente todos os sinais estavam invertidos.
Muito obrigado pela ajuda.
Erro consertado.
Hasta la vista

Elaine Fisio disse...

Obrigada pela informação,estou me graduando em Fisioterapia e infelizmente não tive a matéria de Bioestatística , estou penando para entender os artigos científicos para o TCC, tive que aprender sozinha.
Um abraço e sucesso!!!!!!!