Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 10 de março de 2009

Doença de Parkinson e Exercícios Físicos

Encontrei um trabalho muito interessante publicado recentemente na revista Brain & Cognition. [Benefits of physical exercise on executive functions in older people with Parkinson’s disease. Brain and Cognition 69 (2009) 435–441] Este trabalho foi realizado por pesquisadores brasileiros da UNESP e investigou o efeito do exercício físico sobre as funções executivas de pacientes com doença de Parkinson.
O que eu achei mais legal foram os fundamentos teóricos e as evidências que justificam os benefícios dos exercícios físicos para a saúde do cérebro. Eu não vou traduzir na íntegra este artigo, mas vou comentar as passagens que eu considero mais interessantes. Quem quiser ler, deixe um comentário que eu mando o artigo.
Então vamos começar com uma pequena definição: O termo funções executivas (FE) designa os processos cognitivos de controle e integração destinados à execução de um comportamento dirigido a objetivos, necessitando de subcomponentes como atenção, programação e planejamento de seqüências, inibição de processos e informações concorrentes e monitoramento. O lobo frontal, particularmente a região pré-frontal, tem sido relacionado com essas funções. Aqui temos o primeiro fato interessante do artigo. Ora, aprendemos na faculdade que a doença de Parkinson afeta a substância negra (mesencéfalo) relacionada aos movimentos voluntários, cursando classicamente com bradicinesia, tremor de repouso e rigidez plástica. Mas agora fica a pergunta: Como a degeneração de uma estrutura subcortical é capaz de afetar funções cognitivas relacionadas ao córtex cerebral ?
Pois bem, eu não sabia, mas a degeneração da substância negra e a conseqüente redução da atividade dopaminérgica afeta o funcionamento da via Nigro-estriatal e das vias do núcleo de Meynert . Estas duas vias possuem conexões com o córtex cerebral e portanto são capazes de influenciálo. A degeneração destas vias tem importantes repercussões neurofisiológicas como:
(a) A ruptura do circuito nigro-striatum-thalamus-cortical o qual interconecta o striatum ao córtex pré-frontal
(b) Causa déficits colinérgicos relacionados à degeneração dos neurônios do núcleo basal de Meynert e dos neurônios segmentais do tegmento pedunculo pontino-lateral .
O segundo fato interessante deste artigo é a descrição de como exercícios físicos beneficiam a função cerebral. São citados 6 trabalhos que sugerem que o exercício físico regular é capaz de:


(1) induzir fatores neurotróficos que beneficiam neurônios glutamatérgicos, os quais influenciam o aprendizado, função e possui efeitos angiogênicos.

(2) Promover a neuroplasticidade, e

(3) melhorar a função cognitiva.

Assim, a resposta à pergunta: Exercícios físicos beneficiam a Função executiva de pessoas com Parkinson? Pode ter um efeito direto sobre intervenções que visem prolongar independência e autonomia destes pacientes. Neste sentido exercícios físicos poderiam ser um fator contribuinte na lentificação do declínio cognitivo destes pacientes, e portanto de grande impacto para a qualidade de vida destas pessoas.
Ah! Quase esqueci da conclusão.
O estudo conclui que 6 meses de exercícios físicos regulares é capaz de beneficiar a função executiva de pacientes com Parkinson.

Interessou, quer saber mais?

Então clique >>>>>>>> AQUI <<<<<<< e faça o download do artigo original.

68 comentários:

RODRIGO QUEIROZ disse...

Grande Humberto, parabéns pela postagem..Se for possível gostaria que me enviasse o artigo.
rofisio@gmail.com

karina aguiar disse...

vc p mim foi um sol...de uma noite sem fim...foi o q veio na minha cabeça ao achar o seu site,q vem me ajudando bastante como fisioterapeuta,,,,foi simplesmente a pucc q reapareceu on-line na minha vida!!!gostaria q me enviasse o artigo...vc é simplesmente o maximo ..tem me ajudado mto com sua sabedoria parabéns1!!!

Humberto Neto disse...

Oi karina,
Nossa, com esse tipo de comentário vou acabar ficando convencido, abandonando o Blog, me mudando pra India e virando o Guru espiritual de alguma estrela de Hollywood rsrsrsrsrs.
Obrigado pelo elogia.
Quanto ao artigo, vc esqueceu de deixar o e-mail de contato.

Nok Lek disse...

Gostei do resumo mas gostaria de ler o artigo na integra..poderia enviar-me?

mikwiser@hotmail.com

Obrigada

Humberto Neto disse...

Artigo enviado Nok Lek,
Boa sorte

Anônimo disse...

Grande postagem Humberto, gostaria de poder ler o artigo, se vc poder enviar para min agradeço.
hwenceslau@hotmail.com

Humberto Neto disse...

Artigo enviado.
Humberto

Mãos de FTA disse...

Gostaria imensamente que envie esse artigo,que tenha certeza que irá me ajudar bastante em meu trabalho.
greicycoimbra@gmail.com

Mãos de FTA disse...

Há Humberto se em seu acervo tiver algo similar a exercicio fisico na qualidade de vida no DP e poder me enviar AGRADEÇO D+

Daniela MOnteiro disse...

Por favor me passe este artigo parkinson
to fazendo minha monografia sobre parkinson
ta muito bom esse texto
parabéns
Obrigado
danielamontiro@hotmail.com

Ana CArolina disse...

Olá,gostei mto da postagem... gostaria de receber o artigo!!
msndakarolzinha@hotmail.com

Obrigada!

Alexsander Guimarães disse...

Olá Humberto,
Sou mestrando na UFSC, na área de Educação física, estou trabalhando com exercícios contra resistência (musculação) com parkinsonianos.
Gostaria de poder receber este artigo e outros se possível.
Um grande abraço a vc e a todos!

Alexsander disse...

Opa, esqueci de colocar meu e-mail:
alexsanderguimaraes@uol.com.br

Obrigado,

Alexsander

Marina disse...

Agradecia se me enviasse este artigo.
elinmalmeida@ua.pt

jane disse...

Ótimo comentário. Gostaria de receber o artigo. Meu marido tem DP e já faz exercícios diários.
É mais uma esperança de qualidade de vida.
jcouto41@gmail.com

tania disse...

olá, fiquei muito interessada com o seu documentário, gostaria que me pudesse enviar o artigo.
Tanny1986@hotmail.com

Anônimo disse...

Prezado Humberto, excelente o artigo.
Vc poderia encaminhar o mesmo para mim. Antecipadamente obrigado.
lemos@itautec.com
luciene.rj.lemos@uol.com.br

Forte abraço!!

Edson Lemos

Rafael disse...

Humberto, parabéns pelo conteúdo do seu blog! Por favor, você poderia enviar este artigo sobre Parkinson?
Meu e-mail é: rafaelsoz@hotmail.com

Obrigado.
Rafael

Neide Cardoso disse...

OI Humberto,
Bem interessante sua postagem..Vc podiria fazer a gentileza de enviar-me o artigo?? Muito grata: neidefisio@yhoo.com.br.

Amanda disse...

Oi Humberto!!!
Realmente é um artigo muito interssante!!!!
Será que vc pode me mandar??? Meu email é: amandavarela@bol.com.br
Desde já, obrigada!!!

Marli Monczak disse...

Olá Humberto, parabéns pela postagem....gostaria de ler o artigo na íntegra, se for possível me enviar fico grata....
bjs...
e-mail: marliivp@hotmail.com

Marcela disse...

ola Humberto, sou estudante de Educação Física e gostaria muito que me enviasse o artigo, pois o meu TCC sera sobre Mal de Parkinson e a Atividade Física,aguardo resposta BJOs o meu e-mail é maema-gemeas@hotmail.com
valeu!

Luciane disse...

Olá Humberto, teria como vc me enviar o artigo?

nafy disse...

Bom dia, se puder por gentileza quero receber o artigo da dç de Parkinson e Exercícios Físicos...meu email: naftalylima@hotmail.com....agradeço...

juliana disse...

ola! humberto adorei a sua iniciativa, seu blog é show!!gostaria q vc me enviasse o artigo!
obrigada Juliana

jucomucci@gmail.com

kessler Quindere disse...

Gostei muito,seria possível enviar para mim esse artigo sobre a Doença de Parkinson...

kesslerquindere@hotmail.com
Agradeço..

Giselle Schubert disse...

Gostei do artigo que vc postou. Poderia me mandar o artigo na íntegra.
robertschubert@terra.com.br

Grato
Robert

dionei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dionei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dionei disse...

olá, Humberto, fiquei muito interessada no artigo, tem como vc me enviar ? fico agradecida.
meu imail: dionei.paes@hotmail.com
obrigada!

dionei disse...

olá, Humberto, fiquei muito interessada no artigo, tem como vc me enviar ? fico agradecida.
meu imail: dionei.paes@hotmail.com
obrigada!

Marli Suero disse...

Olá Humberto, parabéns pela postagem!!!vc pode mandar o arquivo em PDF? e-mail: marliivp@bol.com.br
Obrigada...

Viviane disse...

Parabéns!
As informações deste ressumo são ótimas, seu blog tem me ajudado muito com universitaria em fisioterapia. Pode me enviar o artigo na integra?
Obrigada desde já!!

vpmothe@hotmail.com
...................................

Anônimo disse...

Muito interessante, parabéns pelo resumo!Gostaria muito de ter este artigo, vc poderia me enviar.

Um grande abraço!!!

andreysa_santos@yahoo.com.br

Made disse...

Olá Humberto!! Poderia me mandar o artigo também! Obrigada
made_ortiz@hotmail.com
Abraço

pink disse...

Olá Humberto!

Adorei a postagem!

Ficarei agradecida se puder me enviar o artigo... e também se tiver outros artigos relacionados a fisioterapia e puder enviar...agradeço!

Abraços!

daianepink19@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito do artigo, se vc puder mi enviar ficarei agradecida.
fabiana-priscila@hotmail.com

Tiago Roots disse...

Ola Humberto, poderia me enviar o artigo. titoroots_23@hotmail.com obrigado!

Priscila Meira disse...

Olá ! Vc poderia me enviar este artigo? Gostei muito do seu resumo. prismeira@yahoo.com.br

Natielle disse...

Olá Humberto, queria muito que pudesse enviar o artigo, estou precisando com urgência!
Você tb foi um sol na nossa vida...hehehe

Att. Natielle Barros
natiellebarros@hotmail.com

Rita ferraro disse...

Gostaria que voce indicasse quais os exerc[icios mais apropriados para o paciente de pARKINSON. Aeróbicos ou de musculaçáo?

Rita Ferraro

Humberto disse...

Olá Rita,
Depende da fase da doença que o paciente se encontra. Se for um parente seu, o melhor é conversar com um fisioterapeuta.
Atenciosamente
Humberto

Wilson disse...

Obrigado Humberto!

Jordana Vianna - "Danna" disse...

Gostaria muito que me enviasse o artigo, fiquei muito interessada.. será que você ainda tem guardado por ai? rss danna_fisio@hotmail.com

=*

onofrebrito disse...

boa tarde humberto, sou portador de mal de parkinson, tenho 49 anos e infelizmente essa doença me atingiu, mas não me entrego não to sempre em busca de novos metodos de combate, e gostaria muito e ficaria muito grato se vc me enviasse o artigo e tudo mais que vc tiver sobre parkinson um abraço. fk com DEUS
onofrebrito@bol.com.br

Anônimo disse...

Olá humberto, parabéns pela sua informação postada gostaria que se puder me enviar o artigo e tudo mais que você tiver sobre a doença de parkinson,pois estou trabalhando numa monografia e futuramente num artigo científico.
Desde já agradeço a sua atenção.Obrigado.
msantos298@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de receber o artigo na integra.. mfevangelista@hotmail.com

Geovana disse...

Se possível gostaria que me enviasse o artigo (geovanasouz@hotmail.com). Obrigada

Fisio disse...

Queria que mandasse o artigo se tivesse como, agradeço desde já.
email: indiana077@gmail.com

grata

Anônimo disse...

oi, voce poderia me enviar este artigo? me interessei bastante pelo sua postagem.

marianne_ce@hotmail.com

Bennaya disse...

bom dia,muito bom msm seu artigo,gostaria que se vc tivesse algo falando especificamente sobre exercício e demonstrando esses exercícios,estou c dificuldade de encontrar,se vc puder enviar pra mim,fico grata,obrigada
bennayamachado@hotmail.com

Bennaya disse...

bom dia,muito bom msm seu artigo,gostaria que se vc tivesse algo falando especificamente sobre exercício e demonstrando esses exercícios,estou c dificuldade de encontrar,se vc puder enviar pra mim,fico grata,obrigada
bennayamachado@hotmail.com

Adriano disse...

Gostei muito da postagem, parabéns!!Poderia me mandar o artigo?adrianocamlofski@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria que me enviasse por email! Grata!

silvana__lima@hotmail.com

Anônimo disse...

OláGostei muito da matéria!
Poderia se possivel me enviar o artigo?
grazii_menezes@hotmail.com
Obrigada!

Grazi disse...

Gostei muito da postagem.
Gostaria de me enviasse o artigo original,por favor( grazii_menezes@hotmail.com
Obrigada!!

Gisele disse...

Ola Humberto gostei mto da sua postagem e gostaria q vc me enviasse o artigo todo..pois minha mae tem aml de parkison e gostaria de algum modo poder ajuda la e entender mais sobre o assunto obrigado meu email giselefatfonseca@hotmail.com
meu nome gisele

Ronni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronni disse...

Prezado,

preciso demais deste artigo, pois um médico disse a uma amiga que descobriu a pouco tempo que esta com mal de parkinson que exercicios fisicos pioram os sintomas da doença. Achei essa informação dele um absurdo e desde então tenho pesquisado sobre o assunto.

Então, peço por favor que me envie este artigo na integra (original).

1979.rd@gmail.com
Obrigado

teg disse...

ola humberto sou estudante de fisio e gostaria de ler esse artigo , tegthiago@gmail.com
vlw, abraçooooo !!!

Anônimo disse...

Oi, fiquei interessado no artigo! Podia me enviar o artigo completo?
rui_filipe999@hotmail.com

Obrigado

Libelina disse...

Gostaria que me enviasse! libelina_carvalho@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi boa noite gostaria de ler o artigo completo aguardo seu envio desde já obrigado sinta se avontade para quando achar outros artigos interessante me enviar . fisiocarlacarvalho@ig.com.br

Petyane disse...

Bom dia, meu avó tem Mal de Parkinson, poderia me enviar o artigo neste e-mail: petyane@yahoo.com.br
Obrigada.

Anônimo disse...

manda pra mim? personalbiafae@hotmail.com
Obrigada!
Bianca Faé

Maria Madalena disse...

Humberto se tiveres o artigo. Favor enviar para durcelino.silva@gmail.com estou escrevendo e atendendo um grupo com a doença de Parkinson. obg.

Anônimo disse...

Caro Humberto,

Serei beneficiário direto desse estudo. Agradeço pela ajuda e pelo incentivo. Gostaria de receber o material que gentilmente oferta. email-leonatimazz@uol.com.br- Gratíssimo

Anônimo disse...

Bom dia se possível pode me enviar o artigo, pois estou precisando saber mais sobre Mal de Parkinsonismo faz apenas três dias que fiquei sabendo que estou com esta doença é dificil mas tenho que aceitar obrigada
ivaa@hotmail.com