Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Fisioterapia veterinária em . . . Paquidermes ! ? ?

Você já ouviu falar em fisioterapia para animais? Calma, não estou me refirindo ao atendimento de jogadores de futebol, mas sim à fisioterapia veterinária propriamente dita.
Trata-se de uma especialidade que não se restringe apenas a cães e gatos (tem até um caso clínico descrito no livro Manipulação Vertebral de Maitland-6ed relatando o tratamento de um cavalo com claudicação).
Saiba que um paquiderme que teve a pata dianteira direita amputada foi protetizada com sucessona Tailândia.
Isso mesmo. Mosha, uma elefanta de dois anos teve a pata amputada aos sete meses de idade depois de pisar em uma mina terrestre. Ela foi resgatada e levada à um hospital de elefantes - o Friends of the Asian Elephant Hospital - localizado na província de Lampang-Tailândia, onde ela se tornou o primeiro elefante do mundo a receber uma prótese de pata em 2007. Agora, com 3 anos de idade e consideravelmente maior e mais pesada, foi preciso modificar a prótese.

Os elefantes asiáticos são vítimas das minas terrestres destinadas aos humanos (veja reportagem). Entre os tailandeses, as minas provocam cerca de 100 vítimas todos os anos. Em relação aos elefantes, temos o agravante de que se trata de uma espécie em extinção e que não tem relação nenhuma com a guerra, exceto o infortúnio de habitar uma área de conflito - situação semelhante aos humanos que moram na cidade do Rio de Janeiro.


Antes da protetização, Mosha corria o risco de perder a capacidade de locomoção conforme se tornasse maior e mais pesada. Ela teve sua prótese desenvolvida pelo médico Tailandês Therdchai Jivacate, conhecido por seu trabalho humanitário direcionado ao desenvolvimento de próteses de qualidade e baixo custo para vítimas de minas terrestres.
A prótese só é retirada quando ela dorme. Achei interessante a presença de um tatame no viveiro dela. Faz sentido, afinal deve ser difícil para um elefante levantar-se do solo faltando uma pata.
Assista o vídeo de Mosha andando com sua nova pata.



3 comentários:

Debora disse...

Olá, estou no 4º ano de fisioterapia na UFPR e sempre questionei aos meus professores se o fisioterapeuta pode exercer os aprendizados em animais, ou se esta é uma área restrita aos médicos veterinários.
Somente um deles me disse que o fisioterapeuta pode trabalhar com animais, porém, nunca vi pós graduação, nem artigos que relatem isso.
Poderia me dizer onde posso encontrar mais informações?!

Grata, Debora

Anônimo disse...

Eu também quero saber!!!

Anônimo disse...

Apenas o Médico Veterinário pode exercer qualquer manejo/tratamento em animais. Procure na íntegra: RESOLUÇÃO Nº 850 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2006