Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

sexta-feira, 27 de março de 2009

O MEU CREFITO NÃO SERVE PARA NADA

Um fisioterapeuta de Poços de Caldas (MG) pode ter o registro profissional suspenso por um ano após criar uma comunidade no Orkut que critica a seccional mineira do Crefito.
O grupo "Meu Crefito não serve p. nada", criado no site em janeiro de 2006, continua no ar e reúne cerca de 840 participantes atualmente. Nele, Naldoni Jr. e outros profissionais fazem queixas sobre a atuação do órgão, além de trocar outras informações relacionadas à classe, como vagas de emprego.
"Essa suspensão é um absurdo. Tenho direito de me expressar", reclama Naldoni.
O advogado do Cofitto e do Crefito, que não comenta especificamente o caso, alegando sigilo do processo, argumenta que o regulamento dos conselhos prevê que os associados devem zelar pela boa imagem dos mesmos.
Fonte: Site Folha on Line

Pessoalmente eu não acho o Orkut grande coisa. Na minha opinião são poucas as comunidades interessantes. Eu até já visitei esta comunidade uma vez, e se bem me lembro, não vi nada demais. Simplesmente mais uma comunidade do gênero"Eu odeio Pudles", "eu odeio frango com quiabo", "eu odeio o Orkut", etc.
Não me agrada nem um pouco saber que existem comunidades com este título ou variações exóticas do tema como "eu odeio fisioterapeuta", "fisioterapia não serve pra nada", "eu atendo com ultra-som desligado", etc.... (obs: eu nem sei se existem comunidades com estes nomes)
Na minha opinião, esta comunidade só deveria sair do ar se houvesse explicitamente calúnias, difamações, ofensas à classe. Na verdade todo mundo já reclamou, reclama ou vai reclamar do CREFITO em algum momento. Só que muitas das coisas sobre as quais nos queixamos não são atribuições do CREFITO, como por exemplo o desrespeito ao piso salarial da categoria e o próprio valor deste piso. Estas, se não me engano, são atribuições do sindicato.
Acho que a liberdade de expressão deve prevalecer. Esta comunidade, diga-se de passagem inexpressiva (míseros 840 participantes), tem todo o direito de expressar suas insatisfações, assim como eu tenho todo o direito de não concordar com ela e ignorá-la solenemente.
Quero deixar bem claro que eu não concordo com o colega que criou a comunidade, não concordo com a atitude de criticar escancaradamente o nosso conselho, mas acho importante que isso seja permitido dentro dos limites da lei. Agora cabe à justiça analisar a questão e decidir se o que ele fez está dentro da legalidade ou não.
Aguardo a opinião dos leitores.
Como disse Voltaire, filósofo iluminista francês:

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei
até a morte o seu direito de dizê-la."


7 comentários:

Rafael disse...

Poderiamos pensar de outra maneira, hoje em dia o orkut faz parte das chamadas Mídias Sociais (pode ser que muitas pessoas da área da saúde não tenham o conhecimento da importância dessas mídias, mas muitas empresas sérias utilizam para melhorar o atendimento aos consumidores, clientes e funcionários)por isso o assunto poderia ser abordado de uma outra maneira pelo Coffito. Mesmo sendo uma comunidade com um número pequeno de membros em relação ao total dos profissionais que pagam o crefito não devemos esquecer as minoriais, será que nenhuma reclamação dessa comunidade faz sentido?? Ainda sou da opinião que muita coisa deve ser filtrada na internet mas temos uma grande ferramenta em mãos basta aprendermos a utilizar (como é o caso desse blog).Obrigado!

Humberto Neto disse...

Rafael, obrigado por compartilhar suas opiniões neste blog.
Considero suas observações sobre Mídias Sociais muito relevantes. Tanto que fiquei curioso sobre o assunto e fiz uma busca para me informar melhor sobre o assunto. Saiba que eu fiquei surpreso com a importância estratégica do Orkut.
Realmente etse era um assunto que eu ignorava.
Suas observações foram bastante úteis para mim.
Valeu!

Stelleo Tolda disse...

Quem tem “telhado de vidro” fica mais vulnerável às críticas e mobilizações propiciadas pela internet. Porém, ao invés de cassar o registro, eu seria da opinião de que vale entender porque ele reclama tanto e estabelecer um relacionamento.

Sobre isso, também fiz um post em meu blog: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/04/15/a-internet-incomoda-muita-gente/.

Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog

Urubu disse...

mas vem cá o crefito serve para alguma coisa? me mandam revistas falando que tem um numéro enorme de dinheiro mas o que que eles fazem? nem propagando em nivel nacional do dia do fisioterapeuta eles fazem direito...não concordo com que o cidadão fez no orkut... mas que sirva de alerta ao crefito a indignação de 800 fisioterapeuta que estão nessa comunidade...!Os fisioterapeutas ja são desunidos ainda mais com um conselho que não luta por ideais nehum!

Urubu disse...

mas vem cá o crefito serve para alguma coisa? me mandam revistas falando que tem um numéro enorme de dinheiro mas o que que eles fazem? nem propagando em nivel nacional do dia do fisioterapeuta eles fazem direito...não concordo com que o cidadão fez no orkut... mas que sirva de alerta ao crefito a indignação de 800 fisioterapeuta que estão nessa comunidade...!Os fisioterapeutas ja são desunidos ainda mais com um conselho que não luta por ideais nehum!

Lula disse...

Interessantissimo o Crefito, não fiscaliza as práticas inadequadas de fisioterapia, porém fiscaliza as comunidades do orkut para verificar sua imagem. Muito Bizarro!
Outro dia encontrei no orkut as seguintes comunidades: "eu quero a porra do meu crefito", " fisioterapetas pé rapados" "eu já tenho crefito e agora?", "os sem crefito" e aí oq o crefito vai fazer desta vez? rsrsrs

Anônimo disse...

Não disse nenhuma mentira. O Crefito realmente não serve para nada. Aliás, serve para arrecar o dinheiro da anuidade.O boleto eles não esquecem de mandar.