Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Gentileza gera gentileza, atitude muda mundo, você conhece Patch Adams?

Olá pessoal, andei meio atarefado nestas últimas duas semanas e não tive tempo de atualizar o blog. Mas prometo que vou aproveitar o feriadão de Páscoa e preparar algumas postagens legais para lançar nas próximas semanas.
Enquanto estas postagens com temas de alta complexidade e elaborada evidência científica não ficam prontas, gostaria de apresentar-lhes um texto que trata do item mais importante da fisioterapia (e também da medicina, da enfermagem, nutrição, etc.). Este item é o tratamento do paciente.
Sim! afinal de contas é para isso que estudamos tanto, para oferecer o melhor tratamento para as pessoas, e este "tratar" não se restringe apenas a utilizar a técnica mais eficiente ou alcançar seus objetivos terapêuticos o mais rapidamente possível. Tratar o paciente é algo muito mais amplo. É ouvir, é conversar, é segurar na mão e entender que às vezes o paciente precisa de algo mais do que manipulações vertebrais ou cinesioterapia. E creio que não existe jeito melhor de explicar este "tratar" a que me refiro do que falando um pouco sobre Hunter "Patch" Adams, o verdadeiro Patch Adams.
Diferente do personagem interpretado por Robin Williams, Dr. Hunter Adams não é apenas um médico-palhaço ou um cara que fica o tempo todo tentando fazer doentes rir. Ele é um intelectual, um revolucionário, um ativista social que há 30 anos devota sua vida a tentar mudar o sistema de saúde norte-americano. O verdadeiro Patch Adams vivenciou uma crise depressiva na adolescência que o levou a tentar o suicídio algumas vezes. Sobreviveu e durante a internação em um hospital psiquiátrico decidiu dedicar sua vida a melhorar a vida de outras pessoas graças a coragem e a um momento de iluminação digno das grandes personalidades como Mahatma Gandhi e Sidharta Gautama.
Ele acredita que a compaixão e a empatia são partes importantes do processo de cura e que a saúde de um indivíduo não pode ser vista separadamente da saúde de sua família, da comunidade e do mundo. Assim ele defende a idéia de que a relação médico-paciente deve ser baseada em confiança mútua e que o médico deve gastar mais tempo com seus pacientes, mesmo correndo o risco de ganhar menos dinheiro.
Isso pode ser meio chocante para quem adora assistir Dr. House, Grays Anatomy e ER. Se isso soa como um sonho utópico então saiba que em 1972 Patch fundou o Instituto Gesundheit (saúde em alemão) na Virgínia do Oeste, EUA. Neste instituto ele atende gratuitamente milhares de pessoas todos os anos, recebe médicos que compartilham suas crenças e junto com voluntários viaja o mundo divulgando suas idéias e influenciando legiões de profissionais da área da sáude.
Dr. Patch Adams já esteve no Brasil diversas vezes, sendo que mês que vem ele estará em São Paulo ministrando palestras e um workshop. Infelizmente não poderei ir. Deixo o link para que quiser se inscrever para estes encontros.
Assista a entrevista de Patch Adams no programa roda viva da TV cultura. Fiquei impressionado com a atitude política dele, realmente uma personalidade única e sensacional. Um cara com atitude... com convicções e com bagos para enfrentar o sistema. Taí uma coisa que não se vê todo dia. Sei que é um vídeo kilométrico, mas assista apenas a primeira parte, conheça um pouco mais sobre o verdadeiro Patch Adams, garanto que você não vai se arrepender. Se você não se identificar, bem, pelo menos vai acrescentar cultura geral ao seu currículo.


Leia também Entrevista concedida à Veja em 2004





























OK pessoal, são 10 vídeos, se eu publicar o resto terei um blog pesadíssimo. Quem gostou assista no youtube os cinco vídeos restantes...

2 comentários:

dri disse...

ola! já assistir esse filme e achei muito bom. dá pra tirarmos boas lições dele. gostaria de poder compartilhar ctg novidades de fisioterapia :)

tatifisio disse...

Humberto..boa noite..você tem alguma apostila sobre mulligan?ou algum material, sem ser artigos...pq os artigos já tenho,mas tenho q fazer um texto sobre mulligan e to meio perdida em como elaborar...se vc puder me ajudar..será ótimo. Desde já obrigada e parabéns pelo postagem,já assisti ao filme e lá na UFRJ teve palestras sobre o tema, pena q naum pude assistir ..disseram ter sido bem legais!!!
Abç.