Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Perspectiva Histórica da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Olá pessoal!
Hoje eu deixo uma tradução livre da perspectiva histórica da PNF ( Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, também conhecida como Método Kabat). O texto foi retirado do site da Associação Internacional de PNF.
Aproveitem o feriadão =)

Perspectiva histórica da PNF
O que nós conhecemos hoje como PNF, começou como "facilitação proprioceptiva", um termo desenvolvido pelo DR. Herman Kabat no início da década de 40 do século passado. Em 1954, Dorothy Voss adicionou a palavra "neuromuscular" para formar a expressão Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), que hoje nos é familiar.
O conceito do Dr. Kabat para PNF surgiu de sua experiência como neurofisiologista e médico. Os trabalhos da irmã Elizabeth Kenney, uma enfermeira australiana que tratou pacientes com poliomielite utilizando atividades específicas de alongamento e fortalecimento, foi uma influência para o Dr. Kabat. O trabalho desenvolvido por Kenney foi visto como um avanço do tratamento normal oferecido na época, mas pecava pela falta de fundamentação neurofisiológica. O Dr. Kabat integrou as técnicas manuais da Irmã Kenney com as descobertas neurofisiológicas da inervação e inibição recíprocas, indução sucessiva, e do fenômeno da irradiação realizadas por Sherrington.
Seu objetivo era desenvolver um método de tratamento manual (hands-on) que permitisse aos clínicos analisar e avaliar os movimentos do paciente e que ao mesmo tempo facilitasse estratégias mais eficientes de movimentos funcionais. Por isso, é importante reconhecer que o PNF não é apenas um método de tratamento, mas sim uma ferramenta que permite ao mesmo tempo avaliação e tratamento de disfunções neuromusculares. Em meados de 1940, os conceitos emergentes do Dr. Kabat chamaram a atenção de Henry Kaiser, um rico industrial cujo filho sofria de esclerose múltipla. Juntos, em 1946, estabeleceram o Kaiser-Kabat Institute em Washington, EUA. Em 1948, outro Kaiser-Kabat Institute foi inaugurado em Vallejo, Califórnia, e um terceiro foi inaugurado em Santa Monica, Califórnia, em 1950. Em meados da década de 40, Dr. Kabat iniciou uma busca por um fisioterapeuta para trabalhar com ele, tratando os pacientes utilizando seus novos conceitos. Em Dezembro de 1945 Maggie Knott se tornou a primeira fisioterapeuta a ser empregada pelo Dr. Kabat. Maggie acompanhou o Dr. Kabat de Washington, para Vallejo em 1948.
Depois de se estabelecer em Vallejo em 1948, Maggie Knott começou a ensinar os padrões e técnicas de PNF a outros Fisioterapeutas. Neste mesmo ano, ela iniciou um programa de treinamento de pós-graduação que foi cursado por terapeutas de todo o mundo. Este mesmo programa de pós-graduação existe ainda hoje, 52 anos mais tarde, com uma equipe dedicada de fisioterapeutas staff em nosso programa de residência com duração de 3 a 6 meses. Os programas combinam treinamento didático e clínico que honram a herança do Dr. Kabat e Maggie Knott.
Em 1952, Dorothy Voss uniu-se a Dr. Kabat e Maggie Knott. Dorothy e Maggie foram as autoras do primeiro livro sobre PNF no início dos anos 60. Juntos, os três continuaram a desenvolver e refinar os conceitos fundamentais daquilo que conhecemos hoje como PNF. Desde suas origens, a PNF tem integrado com sucesso muitos dos conceitos de intervenções contemporâneas de neuroreabiliação. A filosofia e os princípios básicos da PNF, juntamente com os padrões específicos espiral e diagonal, formam a pedra angular da PNF. A PNF também inclui aprendizado motor e retenção funcional de atividades recém-aprendidas por meio da repetição de uma demanda específica; a utilização do desenvolvimento do comportamento motor que permite aos pacientes criar e recriar estratégias de movimentos funcionais eficientes e a análise biomecânica e comportamental do contyrole motor. Todas as atividades dentro das intervenções com PNF são orientada para um objectivo funcional e são relativas ao ambiente no qual o objetivo a ser alcançado está inserido.
Espero que este post venha a ajudar principalmente a galera que queira aprender um pouco mais sobre a história da fisioterapia no mundo mas não domina o inglês

Nenhum comentário: