Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Homem de Ferro

Este título é uma homenagem à semana do metal, antes de continuar ative o widget abaixo e ouça um dos maiores clássicos do Black Sabbath
Black Sabbath - Iron Man

A empresa Israelense Argo Medical Technologies, desenvolveu o ReWalk, um exoesqueleto que permite que paraplégicos voltem a andar e até subir escadas. Sem dúvidas é um equipamento fantástico para aqueles com dificuldade de movimentos. O ReWalk ainda está em fase de testes mas a previsão é de que esteja disponível no mercado já no ano que vem pela bagatela de 14 000 euros.
Este equipamento já não é novidade pra ninguém. Mas fuçando no youtube, encontrei um outro dispositivo robótico que está sendo desenvolvido para auxiliar a locomoção. Mas ao contrário do ReWalk, ele não é direcionado a deficientes físicos.
Este equipamento está sendo desenvolvido pela Honda e garante um suporte parcial de peso. Diferente do ReWalk, no qual o paciente "movimenta as pernas" de forma passiva, o equipamento da Honda é aparentemente um dispositivo ativo-assitido. Penso que talvez possa vir a ser útil em casos de paraparesia, tipo lesão medular baixa (bem baixa e sem espasticidade intensa!), talvez também em pacientes com sequela de Guillain Barret.
Como bons japoneses, dá pra ver que os engenheiros da Honda se esforçaram pra desenvolver um equipamento que fosse ao mesmo tempo funcional e pequeno. Enquanto não é lançado vamos exercitar um pouco a nossa imaginação tentando vislumbrar utilidades para este equipamento. Quem sabe alguém não tem uma idéia brilhante, de baixo custo e que possa ser desenvolvida aqui mesmo no Brasil?

Nenhum comentário: