Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Teste do Quadrante de Maitland

Ainda aproveitando o relato de caso sobre PNF para falar sobre testes ortopédicos, foi citado o Teste ou Posição do Quadrante de Ombro como componente do processo de avaliação de uma paciente com instabilidade anterior de ombro. O teste do quadrante de ombro foi elaborado por Maitland e, segundo Magee, é utilizado como forma de avaliar uma área, ou quadrante, de circundução de 200 graus do ombro. Ele é o quadrante do movimento de circundução no qual o úmero tem de rodar para permitir movimento indolor completo.
Para se testar a posição do quadrante, o examinador deve inicialmente estabilizar a escápula e a clavícula do paciente posicionando seu antebraço embaixo da escápula do paciente no lado a ser testado e estendendo a mão sobre o músculo trapézio de modo a impedir o encolhimento do ombro. Veja na foto abaixo: A mão esquerda da terapeuta fica embaixo do tronco do paciente, sua mão deve ser capaz de segurar o trapézio.
A seguir, o braço do paciente é abduzido até repousar ao lado da cabeça do paciente com o ombro rodado externamente (como na foto). O ombro do paciente é a seguir aduzido. Como a adução ocorre no plano coronal, é alcançado um ponto ( a posição do quadrante) no qual o braço se moverá ligeiramente para a frente a partir do plano coronal. A aproximadamente 60 graus de adução (a partir do braço do lado da cabeça), à medida que o ombro é ainda mais aduzido, o braço cai para trás, para o plano coronal prévio. A posição de quadrante indica a posição para a qual o braço rodou medialmente durante sua descida ao lado do paciente. Este teste avalia a rotação automática e inconsciente da glenoumeral.
Sei que visualizar o teste só com esta explicação é bem difícil. Infelizmente não encontrei nenhum vídeo ou sequência de fotos para ilustrar esta postagem. Se por acaso alguém souber onde encontrar ou se alguém filmar e deixar no youtube, peço encarecidamente que me avisem para que eu possa atualizar.
Eu aprendi que o teste do quadrante de ombro deve ser utilizado como um teste de varredura, ou seja: um teste rápido, de boa sensibilidade porém não específico para nenhuma estrutura do ombro. Se o paciente referir dor intensa durante o teste, isto é sugestivo de disfunção articular.
Antes de terminar, duas pequenas observações:
(1) Ao suspeitar de subluxação ou instabilidade anterior importante, pense bem se é prudente fazer este teste e se o fizer, faça com muito cuidado, pois vc pode causar uma luxação de ombro.
(2) este teste pode também ser utilizado como forma de tratamento.
Pois é, acho que é só por enquanto.
Hasta la vista amigos

7 comentários:

Luciano Toledo disse...

PRATICO MUSCULAÇÃO HÁ 15 ANOS. ATUALMENTE COM 39 COMECEI A SENTIR DORES NA PANTURRILHA DIREITA E NO TORNOZELO APÓS REALIZAÇÃO DO LEG PRESS 45 GRAUS (MOVIMENTO REALIZADO COM O AS PERNAS INICIALMENTE FLEXIONADAS E POSTERIORMENTE ESTENDIDAS). AO FAZER UMA RM O EXAME ACUSOU:
RM
• discreta proeminência do processo anterior do calcâneo
• ausência de derrame articular significativo
• superfícies regulares • tendão fibular curto afilado, com sinais de lesão parcial longitudinal crônica tipo split nos seus trajetos retro e inframaleolar, numa extensão de aproximadamente 2,5 cm
• endinopatia distal do tibial posterior junto na inserção navicular, sem rupturas • demais tendões preservados
• tendão calc&aci! rcneo com espessura e senais normais
• acentuado afilame! nto cica tricional das fibras profundas do folheto tibio-talar do complexo ligamentar deltóide
• ligamentos tíbio fibulares íntegros
• fáscia plantar com espessura e sinais normais
• seios do tarso livre
• planos musculares anatômicos, sem evidência de lesão.

A orientação do meu ortopedista que não é especialista em esporte disse que uma questão de tempo e descanso para superar esse problema. Parei de treinar a parte inferior do corpo há 4 meses. As dores reduziram mas não despareceram. Comecei uma série de exercícios excêntricos para a panturrilha com o objetivo de em tese fazer uma orientação da formação de colágeno em alguma lesão existente. Notei uma melhora e já estou realizando alguns exercícios conforme este site http://www.clinicadeckers.com.br/html/or... . Minha dúvida é estou no caminho certo? Sou um candidato a cirurgia ou estou apenas reagindo de forma exacerbada quanto ao resultado da minha RM. obs: não há limitações de movimentos.

obrigado


qUAIS EXERCICIOS DE ESTABILIZAÇÃO DE TORNOZELO DEVO FAZER?

Humberto Neto disse...

Olá Luciano,
Diante do seu problema, e principalmente por respeito à sua saúde, seria muito leviano de minha parte opinar sobre o seu caso e prescrever exercícios terapêuticos sem lhe examinar antes.
O que posso lhe recomendar é que além do acompanhamento médico, tenha também uma consulta com um fisioterapeuta para lhe ajudar a retornar à prática de musculação o mais precocemente possível.
Creio que esta não é a resposta que vc desejava, mas é a mais correta... mesmo não gostando acredite em mim.
Cordialmente
Humberto

Dario disse...

Humberto sou acdêmicodo 7°período de fisioterapia da UCB(RJ)e acompanho o seu blog a aproximadamente 3 meses, acho os artigos e curiosidades muito interessantes para a fisioterapia tanto acadêmicos quanto profissionais.Parabéns pela iniciativa e continue assim um abraço,

Dario Frazão

Humberto Neto disse...

Dario, obrigado pelo elogio, é sempre bom ter este tipo de retorno dos leitores do blog. Boa sorte e suucesso em sua vida profissional.
Abraços
Humberto

palmiro disse...

OI HUMBERTO
Parabens pelo blog.tenho indicado apra meus aluno.
Quanto ao Quadrante tenho uma fotos do proprio MAITLAND realizando o teste.
Talvez te interesse
Parabens pela introdução ao Conceito MULLIGAN of course..
Abcs
palmiro

palmiro disse...

OI Humberto
Estou postando novamente,pois deixei minha filha digitar a mensagem anterior e saiu com alguns erros.
Caso queira as fotos do Maitland fazendo o "quadrante" entre em contato comigo.
Parabéns mais uma vez pelo blog
Abcs
Palmiro

Humberto Neto disse...

Olá Palmiro,
Gostaria sim da imagem do Maitland realizando o teste do quadrante, seria uma complementação e tanto a esta postagem.
Infelizmente vc não deixou e-mail de contato para eu lhe retornar. Sempre fico contente com mensagens de professores e colegas que indicam o blog para alunos. Isso é um tremendo reconhecimento para mim!
Por gentileza, envie a imagem para meu e-mail:
hlcneto@hucff.ufrj.br
Abraços
Humberto