Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lesões do Nervo Radial

O meu objetivo no post de hoje é tentar aprofundar um pouco mais na semiologia do nervo radial. Obviamente não dá pra esgotar o assunto, mas como de costume deixarei uma seleção de links para quem quiser estudar um pouco mais sobre o tema.

LESÕES DO NERVO RADIAL
O nervo radial origina-se do tronco posterior do plexo braquial, sendo composto por fibras nervosas das raízes de C5 a T1. Em seu trajeto podem ocorrer traumas, os quais podem resultar em paralisias temporárias (neuropraxia) ou definitivas (axoniotmese e neurotmese). O nervo radial é responsável pela inervação muscular do trí­ceps braquial e de todos os músculos extensores e supinadores do antebraço, e inervação sensitiva: Responsável pela sensibilidade posterior do braço, antebraço, dorso lateral da mão e 4 primeiros dedos.

Recomendo ler o texto do site do EMG LAB (Laboratório de Eletromiografia) de Curitiba.


Inervação sensitiva da mão: Em amarelo a área inervada pelo nervo ulnar, em roxo pelo nervo mediano e em laranja o radial.

O nervo radial pode ser lesionado em qualquer ponto de seu percurso. Naturalmente, a sintomatologia irá variar de acordo com a região onde ocorreu a lesão. Neste sentido, podemos identificar 3 locais comuns de lesão traumática do nervo radial:


LESÕES OCORRIDAS NA AXILA

A "Paralisia da muleta" é uma lesão causada pela pressão excessiva na axila devido ao uso inadequado de muletas. Esta compressão geralmente se manifesta como uma neuropraxia.
A figura ao lado ilustra bem o plexo braquial em seu trajeto descendente e sua relação com as estruturas ósseas do Membros Superior. Dá pra perceber como o plexo é vulnerável na região axilar.

PERDA MUSCULAR: São afetados o Tríceps, os extensores de punho e dedos.

PERDA DE MOVIMENTO: Lesões do Nervo radial Lesões em ou acima da axila resultam em paralisia de todos os músculos inervados. Clinicamente, isto se manifesta como:
* Fraqueza de extensão e flexão do antebraço - tríceps e braquiorradial

* Queda do pulso e incapacidade de preensão - paralisia dos extensores do punho e dedos

* Fraqueza dos músculos abdutor longo do polegar e extensor

PERDA SENSORIAL
: Perda de sensibilidade no dorso da mão e antebraço adequadas para a distribuição cutânea - ver anatomia do nervo radial


TESTE: É importante a avaliação sensorial na região mencionada além de avaliar a força do braquioradial, extensores de cotovelo e punho.



LESÕES NO SULCO DO NERVO RADIAL DO ÚMERO

ETIOLOGIA: fratura diafisária do úmero, paralisia do sábado à noite, injeções

MÚSCULOS AFETADOS: extensor de punho e dedos, mas o tríceps e ancôneo são poupados. Isto acontece pois em seu trajeto descendente pelo braço, o nervo radial emite ramos para os músculos braquiorradial (também recebe fibras do musculocutâneo) e extensor radial longo do carpo antes de passar pelo sulco do nervo radial. Quem quiser mais detalhes tem uma figura excelente do n. radial e seus ramos neste link

PERDA DE MOVIMENTO: fraqueza dos extensores de punho e da articulação metacarpofalangeana. A articulação interfalangeana não é afetada por causa dos interósseos e lumbricais intactos.

RESULTADO: queda do punho e incapacidade de preensão, extensão do cotovelo está OK

PERDA SENSORIAL: primeiro interósseo.

TESTE: força do extensor de punho.

CURIOSIDADES:
“Paralisia de sábado à noite” é o nome que se dá à lesão do nervo radial causada ao apoiar a face interna do braço na parte posterior de uma cadeira por um longo período de tempo (como na imagem abaixo). Isto geralmente acontece após o indivíduo diluir sua consciência em álcool na noitada, daí o nome.

Um outro nome criativo a lesão do nervo radial nesta região é "Paralisia dos amantes" também causada por uma compressão na face interna do braço, mas desta vez, o mecanismo de lesão é associada aos amantes, que após uma noite de volúpia adormecem, porém o paciente descuidado deixa o braço funcionar como travesseiro para a cabeça da companheira, como na imagem abaixo. (OBS: devido ao conteúdo extremamente erótico deste comentário, a ilustração precisou ser considerada moralmente aceitável pela LVDMBC - Liga das Velhinhas Defensoras da Moral e dos Bons Costumes antes de sua publicação no blog)

LESÕES OCORRIDAS NO ANTEBRAÇO

ETIOLOGIA: Trauma, acidente cirúrgico, fratura/luxação da cabeça do rádio.
MÚSCULOS AFETADOS: extensores de punho e dedos, mas nestes casos o extensor radial do carpo é poupado
PERDA DE MOVIMENTO: fraqueza dos extensores da articulação metacarpofalangeana, nestes casos a articulação interfalangeana não é afetada por causa dos interósseos e lumbricais intactos. NÃO há queda da mão por causa da preservação do extensor radial do carpo e a preensão também está preservada
IMPORTANTE: Não acontece queda de punho e dedos e nem perda de preensão. Extensão de cotovelo está OK!
PERDA SENSORIAL: Não há perda sensorial pois o ramo sensitivo radial superficial está intacto
TESTE: testar força de extensores de metacarpo-falangeana

34 comentários:

FISIOTERAPIA NO AMAZONAS disse...

Suas postagens além de serem esclarecedoras são muito engraçadas... Parabéns !

Humberto Neto disse...

Olá,
A idéia é justamente essa. Fisiopatologia e anatomia não precisam ser chatos de se estudar. Aposto que vc nunca mais vai esquecer que a paralisia do sábado à noite e a paralisia dos amantes estão relacionadas ao nervo radial.
Grande abraço
Humberto

Anônimo disse...

Muito legal . Criativo mesmo, Parabens!. Creio que o nervo radial vem do CORDÃO posterior e não do tronco? seriam somente troncos superior, medio e inferior,não?

Anônimo disse...

Olá !

Gostaria de saber qual a chance
de um enxerto de nervo radial não
funcionar????
Pois fiz um enxerto no umero(ante-braço)faz uns40 dias e as vezes fico com duvida se pode não voltar o movimento da mão!!!
Gostei do Blog
Parabens!

Anônimo disse...

olá. o meu filho de 4 anos partiu o cotovelo fez hoje 5 semanas. já tirou o gesso faz uma semana. entratanto o medico disse para ele não fazer fisioterapia e para ir fazendo por ele. agora noto que ele tem o dedo gordo e o indicador gelados e os outros 3 quentes. é motivo de preocupação? falaram-me na possibilidade de lesao no nervo radial

Anônimo disse...

Muito bom o blog... parabéns...

Anônimo disse...

tive o nervo radial puncionado durante uma tentativa de punção de veia cefalica ao nivel do punho esquerdo (pelo atlas de anatomia onde ele cruza por baixo a veia cefalica), Senti um choque imenso na regiao dorsao da mão em grande área justamente a inervada pelo nervo radial. Hoje , 24 horas após , quando encosto o dedo levemente no local da punção sinto choque em toda a região referida. Gostaria de saber se esse sintoma é reversível . Obrigado

Eduardo disse...

Fiz uma cirurgia no úmero onde coloquei alguns parafusos, mas houve uma lesão no nervo radial, resultando em mão caída. Há recuperação nesses casos? Agradeço

ELISABETE disse...

lesão no nervo radial tem recuperação???

Aparecida Fátima Goçalves disse...

Olá, tbem fiz uma cirurgia [07/04/2010]no úmero onde coloquei alguns parafusos, mas houve uma lesão no nervo radial, resultando em mão caída.Dia [23/02/2011] fiz um exerto de nervo,tirei o nervo sural da perna p enxertar o radial. Mas até o momento cotinuo na mesmice, faço fisioterapia até o momento e nada.

Anônimo disse...

ola, tive um acidente de moto e quebrei a clavicula , desde entao nao consigo levantar o braço , dobrar o punho e nem dobrar o cotovelo mais a minha força de apertar nao modificou e consigo abrir a mao e fechala com um pouco de dificuldade e tambem nao sinto encima do dedo vcs podem me dizer quais nervos eu lesionei muito obrigada...

jaisson disse...

olá bom dia!
o meu caso foi assim: tenho 4 anos trabalhando como digitador, e no sábado dia 01/10/2011 eu bebi uma cervejas, e acordei em um domingo e o punho caído e fiquei assim o dia todo, no entanto já na segunda-feira fui ao médico e ele me receitou CITONEURIN 5.000 E PREDNISONA, e hoje já comecei a tomar os comprimido,mas eu não sinto nenhuma dor, hoje já é terça-feira e estou do mesmo jeito, o que será?
meu e-mail: jaisson85@hotmail.com

DIOGO disse...

tive lesão no nervo radial, resultando em mão caída.Dia [21/06/2011] queria saber se tem jeito?

Anônimo disse...

Também tenho uma lesão no nervo radial, não tenho extensores no antebraço e mão...O nervo radial pode ser operado?Já ouvi falar em cirurgia alternativa, como a transferencia de musculos e tendões...O que devo fazer??

Joh disse...

Olá colegas, não poderia deixar de escrever aqui neste espaço. Em 04/01/11 sofri um acidente de carro e fratureio o úmero com lesão do nervo radial. Fiquei exatamente dessa forma que vcs estão relatando... punho caido, com dormencia no braço inteiro e sem movimentações. Tive a sorte de achar uma fisioterapeuta especializada em membros superiores aqui em Fortaleza (Ce). Em maio/2011 voltei o movimento da mão e ainda hj faço fixioterapias diárias pois nao tenho a extensão do cotovelo 100% boa. Ah... e a dormência no braço ainda permanece. Mas o que vale é que com o tratamento certo a mão da gt melhora sim! Desejo bom tratamento a todos! jordanatc@hotmail.com

Anônimo disse...

FIZ UMA CIRURGIA GINECOLOGICA E QUANDO VOLTEI DA ANESTESIA MEU PUNHO E MÃO ESQUERDA AONDE ESTAVA LOCALIZADA A PULSÃO E SORO , NAO ESTAVA CONSEGUINDO MOVIMENTAR MINHA MÃO , E NORMAL , JA SE PASSARAM 10 DIAS DA CIRURGIA E CONTINUA SEM TER OS MOVIMENTO DA MÃO

Anônimo disse...

Olá, tive meu nervo puncionado em uma tentativa de punção na veia. Na hora senti um choque no local e até agora (3 dias depois) ainda sinto. É normal?!

Elizabete gomes da silva disse...

ola eu fiz uma cirurgia no ombro e antes que eufizeçe essa cirurgia eu sentia dormencia no braço subindo para meu cotovelo fiz o ezame de eletroneuromografia vou levar no meu medico ainda mais sera que vou fazer outra cirurgia tomara que não

andrea oliveira disse...

Humberto parabéns pelo blog, sou fisioterapeuta e adorei a proposta...

Ivan disse...

Boa tarde, senhor Humberto.
Parabéns pelo blog e pela excelente postagem.
Bom, estou preparando uma apresentação sobre "neuropraxia do nervo radial" para a minha turma da faculdade e me deparei com um pequeno desafio que meus materiais de pesquisa não conseguiram responder. A lesão mesmo sem o tratamento com fisioterapia possui um período espontâneo de recuperação. Gostaria de saber quais os fatores técnicos que aceleram ou retardam esse período de recuperação.

Anônimo disse...

Parabéns e obrigado! Muito didático!

Monique Penha disse...

Estou com essa lesão de nervo radial, pois durmo em cima do braço. Gostaria de saber se há expectativas de ter meu movimento funcionais novamente? Estou fazendo fisio mas, tenho tido pouco resultado.

Leila disse...

excelente! muito obrigada!

Luara Balbuena disse...

Doutor. Tudo bom?
Estou com uma inflamação nos nervos ulnar e mediano no braço esquerdo.
A principio era no nervo ulnar, pois sentia formigamento no mindinho e anelar.
Mas nessa semana tive dores tremendas no antebraço e mão inteira formigando, porem a dor passou, mas o formigamento no indicador, dedo do meio e dedão, não passam. Minha mão esta gelada e branca (diferente da outra mão).
Já fui ao ortopedista e ele pediu que eu procurasse um neurologista, pois disse que meu problema era inflamação no nervo.
E detalhe, reparei que estou com uma bolinha no antebraço, entre o braço e antebraço.
O que o Doutor me indica? Procurar outro ortopedista ou devo realmente procurar um neurologista?

Anônimo disse...

Boa noite!
Fiz uma cirurgia no tendão de aquiles e devido a ela tive que fazer uso de muletas. Logo no início, quando tinha que sair e ao chegar em casa percebia um desconforto abaixo da axila do braço esquerdo (justamente onde eu apoiava a muleta) juntamente com uma leve dormência na mão, mas que logo passava. E assim foi, todas as vezes em que precisava sair e ao chegar era o mesmo tormento; desconforto na axila e dormência na mão, porém o tempo foi passando e a dormência demorava por mais tempo e aliada a dormência, fui percebendo falta de força no braço e na mão (até mesmo p/ levantar ou manusear pequenos objetivos, dependendo da posição do braço). Percebi que a situação já estava bem séria depois de 45 dias (fazendo uso das muletas), quando sentado no sofá eu não consegui levantar uma jarra de suco de 1 litro (com o braço dobrado; mas caso estivesse esticado até que tinha um pouco + de resistência) e então resolvi ir ao ortopedista que ao examinar-me, diagnosticou-me com NEUROPRAXIA (que até então não tinha ouvido falar disso). Receitou-me os remédios ETNA e CITONEURIN; além de pedir p/ abandonar a muleta (de modelo tradicional) e utilizar a muleta canadense e ainda falou que p/ voltar ao normal (dormência, falta de força) demoraria + ou - uns 3 meses. Vlw!!!

Unknown disse...

Minha mãe levou um corte perto do dedão do pé, fomos no médico e ele apenas custurou seu pé. Hoje depois de 10 dias ela não consegui levantar o dedo, senti formigamento. Pode ter ocorrido o rompimento do tendão por conta da pancada ?

Anna Witoria disse...

Minha mãe levou um corte perto do dedão do pé, fomos no médico e ele apenas custurou seu pé. Hoje depois de 10 dias ela não consegui levantar o dedo, senti formigamento. Pode ter ocorrido o rompimento do tendão por conta da pancada ?

Nubia Justo disse...

Boa noite! alguém tem alguma indicação de um fisioterapeuta especializado nesse caso de punho caído devido a lesão do nervo Radial aqui em Goiânia Goiás? Sofri um acidente fiz cirurgia do úmero com placa e pinos e tive lesão no nervo Radial, estou com punho caído. Estou desesperada! 6286600002 whattsapp

Nubia Justo disse...

Boa noite! alguém tem alguma indicação de um fisioterapeuta especializado nesse caso de punho caído devido a lesão do nervo Radial aqui em Goiânia Goiás? Sofri um acidente fiz cirurgia do úmero com placa e pinos e tive lesão no nervo Radial, estou com punho caído. Estou desesperada! 6286600002 whattsapp

Patrick Silva disse...

Olá! Meu nome e patrick tenho 15 anos e moro no rio de janeiro. Em 2015 eu fraturei os 2 ossos do antebraço e após a cirurgia não conseguia estender o pulso mas com um tempo sem fisioterapia apenas com o acompanhamento medico o pulso voltou a se estender mas me prevaleceu um enorme problema,não consigo estender meu polegar... eu não consigo apertar a mão dos meus amigos normalmente e recentemente solbe que se meu polegar não voltar ao normal não poderei servir nas forças armadas que é uma coisa q eu quero muito fazer,por favor peço que alguem que saiba de algum tratamento ou até mesmo se alguem souber se uma fisioterapia me ajudaria a recuperar o movimento do dedo que me contate por favor preciso muito de ajuda meu email é patrick-ilha123@hotmail.com ou pelo watshapp 21988279585 Que deus abençoe a todos...POR FAVOR ME AJUDEM

Fernanda disse...

Meu marido de acidentou a perdeu o movimento do braço direito. O nervo esmagou. Aí queria saber se ele vai voltar a mexer o braço a mão

Joana Capitano disse...

Boa noite Eduardo! Vc recuperou o nervo radial?

Joana Capitano disse...

Diogo, recuperou o nervo radial?

Karen Bekes disse...

Eu sempre dormi virada pro lado direito e sempre coloquei o braço embaixo do travesseiro,comecei tendo dores no ombro e cotovelo depois,a médica clinica geral me pediu ulta-som do ombro do cotovelo e da coluna deu problemas em tudo,atualmente sinto meu braço abaixo do cotovelo dormente e meu pulso dói muito,a mão ta dormente do lado esquerdo e o dedo mindinho tbm está dormente tenho hj dificuldade até para tarefas simples da minha casa vc sabe o que pode ser isso?Já tomei vários remédios para dor e antiflamatorios injeções dexa,profenid,dispropan até mesmo morfina e continuei com dores e a mão dormente :(