Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Prova de seleção de fisioterapeuta da Unipampa 2009 Parte II- Gabarito e Comentários do Mestre Yoda

Hummm ... Por 800 anos Jedis eu treinei. Agora Fisioterapeutas treinar devo.
Nova fase em meu treinamento Jedi hoje começa . Grande honra tenho em provas de concurso comentar. Aliada minha é a Força. E para responder estas perguntas eu a usarei, pois em todo Universo desafio maior não há, do que bom fisioterapeuta se tornar.
Em gramática, muita dificuldade tenho. Em Português de recuperação sempre ficava. Por isso Humberto traduzir minhas palavras deve.


É isso aí pessoal, agora eu tenho um ajudante para responder as questões mais cabeludas desses concursos. O Mestre Yoda passou por um processo seletivo extremamente rigoro para a vaga de auxiliar do Blog, e foi selecionado entre outros 3 finalistas pois sua habilidade em usar a Força para identificar as questões certas é muito útil. Os outros dois finalistas merecem menção honrosa:
Segundo Lugar: Lion, líder dos Thundercats e sua visão além do alcance;
Terceiro Lugar: Senhor Miyagi, que transformou o derrotado do Daniel Sam em campeão de Karatê.
Mas vamos deixar de papo furado e começar logo a comentar a prova:
Acerca do uso da crioterapia como modalidade terapêutica, julgue os itens a seguir.

61)Uma das vantagens do uso da massagem com gel é a de que nessa modalidade terapêutica os mecanoreceptores da pele são menos estimulados do que com a utilização das demais
formas de crioterapia.

Para saber se esta questão é verdadeira ou falsa, o candidato precisa saber que a aplicação de massagem estimula os mecanoreceptores. Embora não esteja implícito no enunciado, pode-se supor que a massagem com gel, como descrita no texto, tenha o objetivo de estimulação e não sedação. Vale lembrar que a técnica de Rood de massagem com gelo, é utilizada para estimular os mecanoreceptores. Nesta técnica, são realizados movimentos de varredura rápido e diretamente sobre os músculos como objetivo melhorar a contração muscular.
Portanto, a alternativa 61 é falsa.

Referências http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/alternativa/crioterapia/crioterapia_flavio.htm


62) Uma das principais indicações do uso do crioalongamento é a distensão muscular de primeiro grau.

Vamos a uma pequena revisão sobre distenção muscular:
De acordo com Gould (1993), a distensão muscular é definida como algum grau de ruptura nas fibras musculares, na junção músculo-tendão, no tendão ou na inserção tendinosa no osso. As distensões musculares são classificadas segundo a sua gravidade em três graus:
• Grau I (leve): As fibras são estiradas sem perda da continuidade, de forma que se mantém a integridade dos tecidos musculares;
• Grau II (moderada): Algumas fibras são rompidas, de forma que ela venha a perder parcialmente sua continuidade;
• Grau III (grave): Ocorre ruptura total das fibras musculares, de forma que ela se encontra sem sua continuidade.
Segundo Andrews (ANDREWS, J. R; HARRELSON, G. L; WILK, K. E. Reabilitação Física das Lesões Desportivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. Ed. 2.) as distensões musculares de primeiro grau apresentam dor local, dor leve à contração ativa e ao alongamento passivo do músculo. Sendo que o tratamento inicial tem como ênfase a redução da dor, do espasmo e da inflamação no local lesionado, podem ser realizados exercícios precoces de alongamentos e amplitudes de movimentos, de acordo com a tolerância do paciente.
Então os dois pontos mais importantes que temos até aqui são:
# Em distensões grau I, as fibras são estiradas sem perda da integridade do tecido muscular# Nestes casos, tratamento inicial tem como ênfase a redução da dor, do espasmo e da inflamação.
Assim, me parece razoável afirmar que resfriar a área lesionada para obter analgesia, seguido de alongamento para minimizar o espasmo muscular seria uma boa abordagem terapêutica pois teria efeito direto sobre o ciclo dor-espasmo-dor Este mecanismo se dá devido ao aumento do limiar da dor e a diminuição da velocidade de condução nervosa que beneficiam o alongamento muscular, e em contrapartida favorece a redução da extensibilidade do tecido conectivo, proporcionando uma menor flexibilidade muscular.
Portanto, a alternativa 62 é verdadeira.

Fontes:
http://www.cds.ufsc.br/~osni/estudo_clinico_e_classificaca_das_lesoes_musculares.pdf
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/crioterapia.htm
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/86.pdfhttp://www.fisionet.com.br/monografias/interna.asp?cod=12


63) Em geral, o resfriamento tecidual por crioterapia de bolsa de gelo, nos primeiros 10 minutos de aplicação, é capaz de provocar alterações na força do músculo solear.

No sistema músculo-esquelético, a queda da temperatura promove uma queda da força de contração. Segundo Worrell e Oliver apud Andrews (2000), a força muscular decresce durante a aplicação do gelo, devido ao efeito direto sobre o fuso muscular levando à redução da sensibilidade fusal e do reflexo tendinoso. Isto ocorre porque o resfriamento limita a velocidade de condução nervosa das fibras Ia e II, além de inibir o motoneurônio gama, diminuindo dessa forma o arco reflexo miotático.
Parece que o frio realmente inibe a contração, mas o problema é que o gabarito oficial indica que esta questão é Falsa. Em minhas pesquisas, não encontrei nada que eu pudesse usar para justificar o gabarito.
Mestre Yoda diz:
Falsa esta questão é, pois o Solear é um músculo profundo. Hummm .... longo é o tempo necessário
para um músculo profundo como o Solear o gelo resfriar.
Portanto, a alternativa 63 é falsa.

Fonte: http://www.fisionet.com.br/monografias/interna.asp?cod=12

64) Para potencializar o efeito da crioterapia por compressa de gel, deve ser colocada sobre a compressa uma bandagem compressiva.

Olha, não sou especialista em crioterapia. Segue abaixo o comentário da Luana, que gentilmente colaborou com aresposta, deixando uma dúvida sobre o gabarito oficial.

Crioterapia: a compressa de gelo pode ser usada juntamente com a bandagem elástica. O primeiro reduz o metabolismo e a bandagem e elevação diminuem a pressão de filtração capilar. São princípios diferentes e é efetivo 5 a 10 min. após a lesão.
Fonte: Knight. Crioterapia no tratamento de lesões esportivas, 2000, p.211-213.
Logo, esta afirmação é contrária a resposta do gabarito!

Gabarito oficial da alternativa 64 é falso... Porém há controvérsias.


Considerando a relação da biomecânica com o exercício terapêutico, julgue os itens a seguir.

65) Uma das formas de manter a melhor estabilização da cabeça do úmero no centro da articulação do ombro é fortalecer os músculos do manguito rotador.

O manguito rotador, composto pelos músculos músculos supraespinhos, infraespinhoso, subescapular e redondo menor é classicamente descrito como um grupo de músculos que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro.
Desta forma, a alternativa 65 é verdadeira.

FONTE: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/impacto.htm


66) A estabilização das articulações dos membros inferiores é mais eficaz quando o exercício terapêutico é feito em cadeia cinética aberta.

Um movimento em CCF é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre.
Características dos exercícios em CCF incluem forças compressivas articulares aumentadas, aumento da congruência articular e portanto maior estabilidade, estimulação dos proprioceptores e melhoria da estabilidade dinâmica. Assim, atividades em CCF ajudam a reforçar a sincronização dos padrões de ativação muscular tanto para agonistas quanto para antagonistas, que se ativam durante estabilização e deambulação.
Portanto, a alternativa 66 é falsa.

FONTE:http://www.fisioterapiahumberto.blogspot.com/search?q=cadeia+cin%C3%A9tica+fechada


67) Na espondilolistese, o músculo piriforme apresenta hipertonia reflexa, na tentativa de impedir a nutação do sacro.

O gabarito oficial é verdadeira. Mas não consegui nenhuma referência que justificasse este gabarito.

Mestre Yoda diz:
O lado escuro da Força obscurece a tudo. Impossível ver a reposta. Ajuda aos universitários devo pedir.
Diversos testes ortopédicos e neurológicos, também conhecidos como testes especiais, podem indicar os fatores que causaram a perda funcional apresentada pelo paciente, facilitando assim a escolha da melhor terapêutica para o caso. Com relação aos testes especiais e suas respostas, julgue os itens subsequentes.

68) Com o teste de Ober positivo, o músculo reto femoral do lado testado deve ser alongado.

O teste de Ober, é um teste ortopédico que tem o objetivo de medir o comprimento da Banda Ilio Tibial. Portanto, em caso de teste positivo o alongamento deve ser direcionado a esta estrutura e não ao reto femoral.
Portanto, a alternativa 68 é falsa.
FONTE: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RFM?dd1=214&dd99=pdf


69) No teste de Cozen positivo, a terapia física dever ser direcionada para o epicôndilo medial do cotovelo comprometido.

O teste de Cozen (cotovelo a 90° com antebraço pronado, pede-se que o paciente estenda o punho contra resistência) é utilizado para investigar a presença de epicondilite lateral a qual manifesta-se clinicamente por dor centrada no epicôndilo lateral do cotovelo, com irradiação pela região da musculatura extensora da mão e do punho.
Assim, o teste de Cozen avalia os músculos com origem no epicôndilo Lateral (extensores de punho) e não no epicôndilo Medial (flexores de punho)

Portanto, alternativa 69 é falsa.


70) O resultado positivo no teste de Milgran pode ser indicativo da presença de protusão de disco intervertebral.

O teste de Milgram é um teste especial para a coluna vertebral. Este teste aumenta a pressão intratecal e caso seja positivo pode sugerir a presença de patologias intratecais, como por exemplo a protusão de disco intervertebral.
Teste de Milgram: O paciente deve estar em decúbito dorsal com ambos MI em extensão, peça-lhe para elevar ambas as pernas simultaneamente cerca de 5-10cm da maca, sustentando esta posição por 30 segundos. O teste é positivo se o paciente não conseguir manter os membros ou o membro afetado por 30 segundos ou se reproduzir as queixas do paciente. Este teste deve ser sempre realizado com cuidado devido a alta carga de stress colocada sobre a coluna lombar.
Portanto, alternativa 70 é verdadeira.

71) O músculo gastrocnêmio deve ser prioritariamente alongado no caso de o teste de Ely ser positivo.

O teste de Ely avalia se o reto femoral está encurtado. O paciente deita-se em prono e o examinador flexiona passivamente o joelho do paciente. Se durante a flexão ocorrer flexão de quadril na mesma perna, isso indica que o reto femoral está encurtado. Esta mesma pergunta caiu no concurso do Governo do Estado da Paraíba/ FUNDAC 2008, e já foi comentada neste blog

Portanto, alternativa 71 é falsa.

Que a força esteja com você.

3 comentários:

Luana disse...

Crioterapia: a compressa de gelo pode ser usada juntamente com a bandagem elástica. O primeiro reduz o metabolismo e a bandagem e elevação diminuem a pressão de filtração capilar. São princípios diferentes e é efetivo 5 a 10 min. após a lesão. Fonte: Knight. Crioterapia no tratamento de lesões esportivas, 2000, p.211-213.
Logo, esta afirmação é contrária a resposta do gabarito!

Humberto Neto disse...

Ok Luana,
Valeu pelo comentário... inclusive com referências. Vou postá-la como resposta no corpo do texto.
Continue prestigiando o guia
Atenciosamente
Humberto

guilherme kamphorst disse...

Ola humberto mais um poste de infinita importancia para comunidade de fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia.
Um abraço e se quiser de uma passadinha no meu blog sou seu seguidor.
BLOG CUIDE DE SUA SAUDE
http://guikamphorst.blogspot.com