Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Questionário SF-36: Avaliando a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde


Muitas pesquisas clínicas em fisioterapia vêm utilizando o questionário SF-36 em suas investigações. Para quem não conhece, o SF-36 é um questionário composto por 36 perguntas que avaliam a percepção da doença pelo ponto de vista do próprio paciente.
O fato do questionário ser centrado no impacto da patologia sobre a qualidade de vida e não na patologia ou nos sinais clínicos é justamente o grande diferencial deste instrumento. Afinal de contas, o objetivo de qualquer programa de reabilitação não é melhorar a qualidade de vida do indivíduo???

O "Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey” (SF-36) é um questionário genérico que avalia aspectos da qualidade de vida que estão diretamente relacionada a saúde do indivíduo. Muitos dos pacientes que necessitam de fisioterapia apresentam restrições físicas e déficits funcionais. No entanto, é importante lembrar que a reabilitação de um paciente envolve muito mais do que apenas uma doença. Neste sentido é essencial ter em mente que o paciente não é só um joelho, não é só uma hérnia de disco ou uma neuropatia. As limitações físicas têm repercussão sobre a esfera emocional de qualquer pessoa. Assim, a depressão e a presença de distúrbios de comportamento são fatores que apresentam grande impacto sobre a qualidade de vida do paciente. Neste ponto, o SF-36 oferece uma valiosa ajuda complementando a nossa avaliação física do doente.

O SF-36 avalia oito conceitos (ou dimensões) de saúde: Capacidade Funcional, Aspecto Físico, Dor, Estado Geral de Saúde, Vitalidade, Aspectos Sociais, Aspectos Emocionais e Saúde Mental. Foi traduzido e validado no Brasil em 1997 pela pesquisadora Rozana Mesquita Ciconelli.
Quem quiser baixar o artigo, basta acessar este Link

Como Aplicar o SF-36
O SF-36 pode ser aplicado de diversas formas: Lido e preenchido pelo próprio paciente, lido por um entrevistador e preenchido pelo paciente e até mesmo em entrevistas pelo telefone.
Se você estiver usando o SF-36 em um trabalho de campo, é preciso estar atento ao fato de que o paciente não pode ser ajudado a responder o questionário, nem por você e muito menos por um parente. Se você estiver lendo o questionário para o paciente, esta entrevista deve ser conduzida sem a presença de acompanhante, pois algumas perguntas são bastante pessoais. Ex: Uma das perguntas é: "quanto tempo você tem se sentido uma pessoa feliz". Já imaginou se o(a) cônjuge começa um bate boca querendo saber exatamente o que está fazendo o(a) paciente assim tão infeliz? Pois é, para evitar este tipo de coisa e assegurar uma resposta sincera que se pede para que o(a) paciente esteja desacompanhado(a).

Ao final da aplicação, você vai passar divertidos momentos somando cada um dos escores e calculando os pontos de cada domínio.


Tem um link no Scribd para quem quiser baixar o questionário.

14 comentários:

pada disse...

fala humberto. O SF-36 é um dos questionários mais completos para qualidade de vida pelo fato de poder avaliar diversos domínios da vida da pessoa. É relativamente simples, mas chato para os pacientes, pricipalmente porque mostra limitações e percepções muito individuais. Grande abraço.

Fadinha disse...

Olá...

Gostaria de saber se há algum site específico onde eu consiga baixar esta escala e outras usada na area da fisioterapia, principalmente n areabilitação neurologica.

Anônimo disse...

Esse teste SF-36 pode ser utilizado com crianças?

barbara disse...

Gostaria de saber Como faço os resultados de uma aplicação de sf 36 sendo que apliquei o questionário antes de um ciclo de terapia, durante e ao termino do mesmo.
Obrigada

Anônimo disse...

Experimente esse link, além do questionário em si, também tem instruções de como aplicar e como calcular os resultados.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=question%C3%A1rio%20sf%2036&source=web&cd=2&ved=0CGkQFjAB&url=http%3A%2F%2Fvidavalorizada.site.med.br%2Ffmfiles%2Findex.asp%2F%3A%3AXPR7Z4%3A%3A%2FVersoBrasileiradoQuestionriodeQualidadedeVida.doc&ei=24TXT6WgEY-y8QT-5s22Aw&usg=AFQjCNGSUnXgTCXWufKoykRmeGwB7M5qMQ&cad=rja

Anônimo disse...

O sf-36 não pode ser aplicado em crianças, visto que o mesmo torna-se complexo para as crianças pelos termos abordados, além do mais, os aspectos que interferem na QV muda de acordo com a idade, hoje em dia há escalas específicas para idosos e há uma escala que pode ser aplicada em crianças até 14 anos (não lembro a partir de qual idade, mas parece que é 5 anos). Essa escala já está validada para o português.

Daisy vilela disse...

No intuito de contribuir segue a informação:

ESCALA DE QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS: Peds QL

Rafael Neves disse...

Boa noite, esse questionário traduzido é validado? precisa-se de alguma autorização para usá-lo além da autorização do comitê de ética que avaliará minha presquisa?

Matheus Amaral disse...

Existe um programa chamado Qualipes que automatiza as pesquisas de qualidade de vida, evitando o trabalho de aplicação do questionário manualmente, correções e depois gerar os dados para a análise. Ele faz isso tudo de forma automatizada e gera os resultados em tempo real. No site tem mais informações qualipes.com.br espero que gostem, a licença é gratuita para estudantes. Abraço.

Matheus Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Humberto Neto disse...

CARAMBA MATHEUS!!!!!
Valeu mesmo por essa dica! O site é super legal.
Abraços

Luzineide disse...

Matheus, achei ótima a sua dica sobre o site Qualipes, porém não visualizai o campo para estudante. Temos que aguardar a ligação deles, é isso mesmo? Obrigada!







J.Z. MAGAZINE Magazine disse...

“AS CAMISETAS NOSSAS DE CADA DIA”

Camiseta não deixa de ser uma peça fundamental no nosso guarda roupa, seja branca, preta, lisa, ou com estampa é sempre bem vinda. Combina com qualquer roupa, e o que é melhor, geralmente são a preços bem acessiveis, agradando os bolsos de gregos e troianos. E sem dizer também da praticidade no dia a dia, basta uma simples lavadinha e pronto, ela já está pronta para usar novamente.

“Camiseta, a grande vedete do seu guarda roupa, pense nisso!!!”.


J.Z. MAGAZINE
www.jzmagazine.com.br


Jonathan Musulin Torelli disse...

Gostei muito, me ajudou a responder perguntas sobre meu curso.