Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cartilha de orientações pós artroplastia de quadril e joelho

Olá Pessoal,
A reabilitação pós artroplastias é um dos temas recorrentes neste blog. Percebo que apesar da vasta literatura disponível, muita gente tem dúvidas quanto ao que o paciente pode ou não fazer no pós-operatório imediato. Por isso, deixo hoje um link para as cartilhas de orientações pós artroplastia de Joelho e pós artroplastia de quadril, publicadas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Estas cartilhas foram elaboradas por profissionais com vasta experiência na área. Apesar de não conter muitas referências bibliográficas, considero um excelente guia para a prática.
Este blog é um espaço criado para compartilhar informações, não exige cadastro e nem identificação. Portanto é impossível saber se quem está acessando é aluno de fisioterapia ou se é um leigo consultando o Dr. internet em busca de informações.

Para aqueles que irão me criticar por oferece informações técnicas a leigos, alego em minha defesa que as postilas foram criadas para o público e são de livre acesso. Eu apenas encontrei, cataloguei e disponibilizei a informação
Mas ainda assim deixo um aviso para aqueles que não são acadêmicos e nem profissionais da saúde e que pretendem usar estas informações como auto-tratamento:

Antes de seguir QUALQUER orientação destas cartilhas, consulte o cirurgião que lhe operou ou o fisioterapeuta que lhe acompanha. Pois dependendo da técnica cirúrgica ou do tipo de prótese, alguns dos exercícios poderão lhe fazer mal.

Ah! já ia me esquecendo: também não prescrevo exercícios, não dou consultas e nem faço mapa astral pela internet.

Dito isso, não vejo mais motivos para sonegar o endereço do site:

http://www.into.saude.gov.br/conteudo.aspx?id=122


Bons estudos

4 comentários:

FISIOTERAPIA NO AMAZONAS disse...

obrigada Humberto ! além das cartilhas temos acesso as Revista tambem .

Humberto Neto disse...

Disponha,
O lema aqui é: Servimos bem para servirmos sempre.
Obrigado e volte sempre!

Catia de Souza disse...

Olá Humberto! Não vi problema algum na postagem das cartilhas e só contribui com nosso trabalho, pacientes be informados nos ajudam mais a alcançarmos nosso objetivo de reabilitar!

Beijos

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas cartilhas!!!
Deus abençõe...
Rose