Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

domingo, 10 de janeiro de 2010

FHEMIG, questão discursiva comentada

Atendendo a pedidos, deixarei alguns comentários sobre a primeira questão dissertativa para seleção de fisioterapeutas para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Prova Dissertativa Questão 1
A resolução de dificuldades de mobilidade usualmente é um fator-chave na promoção de independência funcional dos pacientes com patologias neurológicas. O fisioterapeuta deve compreender a natureza do controle e do desenvolvimento das funções de mobilidade normais assim como suas disfunções. Recém-nascidos típicos apresentam movimentos coordenados dos membros inferiores denominados marcha automática. Esse comportamento usualmente desaparece ao redor do segundo mês de vida. Esse fenômeno tem sido explicado de maneiras distintas por diferentes abordagens sobre o desenvolvimento.
APRESENTE duas explicações para o desaparecimento da marcha automática.

Esta é uma questão muito interessante mas antes de falar sobre ela preciso fazer uma observação importante: Seguindo os preceitos estabelecidos no capítulo caminhos da vitória do livro a arte da guerra de Sun Tzu, quero enfatizar a seguinte passagem: "Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo, se tiveres cem combates a travar cem vezes serás vitorioso (...)". Fui consultar a bibliografia do concurso para conhecer melhor meu inimigo e verifiquei a recomendação de leitura do livro Controle motor: teoria e aplicações práticas de SHUMWAY-COOK e WOOLLACOTT. (excelente bibliografia, diga-se de passagem). É bem provável que o gabarito esteja baseado neste livro. Infelizmente não pude consultá-lo uma vez que o mesmo encontra-se em poder de uma estagiária que ainda não me devolveu. Assim, minha resposta será meio capenga (viu, que isso sirva de lição pra vocês estagiárias que pegam livros emprestado e nunca mais devolvem!!!! )

Dito isso, vamos lá:



Explicação #1
O reflexo da marcha automática consiste em um padrão de movimentos estereotipados. O recém nascido apresenta este padrão de passos imediatamente após o nascimento, muito embora as vias descendentes não estejam completamente mielinizadas. Neonatos com anencefalia também apresentam o reflexo de marcha automática. Estas observações sugerem que este é um reflexo segmentar, e que o córtex cerebral não participa de sua execução. Assim, uma das explicações para o seu desaparecimento seria pela própria maturação do Sistema Nervoso, particularmente das estruturas supra segmentares. Esta maturação é descrita por alguns autores como “encefalização”.
Resumo da ópera: Esta explicação é provavelmente a mais clássica, foi a primeira que me veio na cabeça. E utilizei como referências os livros Gait Analysis – Theory and Application e Maturação Psicomotora no Primeiro Ano de Vida da Criança de Lydia F. Coriat.

Explicação#2
Uma segunda explicação seria a de que o padrão de marcha desaparece porque os lactentes não teriam força o suficiente para erguer as pernas e completar o ciclo da marcha. Isso acontece simplesmente pelo crescimento e ganho ponderal sem o desenvolvimento correspondente em força muscular (lembre-se que o lactente de 2-3meses nem sequer engatinha, a atividade dos membros inferiores limitam-se aos kickings (esperneios) inicialmente simultâneos e posteriormente alternados.

Referência: Thelen E. Learning to Walk: Ecological demands and phylogenetic constarits. In advances in infancy research . vol 3 Norwood NJ: Ablex, 1984.

Bem pessoal, pra terminar gostaria de chamar atenção para o fato de que em última análise esta é uma questão sobre teorias do controle motor. A primeira explicação se baseia na teoria hierárquica e a segunda na teoria ecológica. Na verdade o mais provável é qua ambos os processos ocorram simultâneamente.

Quem quiser saber mais, é altamente recomendável a leitura do livro controle motor - teoria e aplicações práticas (aquele que desapareceu em combate). A acredito que a primeira explicação que eu ofereci esteja correta. A segunda também me parece adequada, mas não tenho muita certeza que seja o gabarito. Infelizmente a resposta correta só depende da banca.
Aguardo contribuições

Desejo a todos Boa Sorte,
Quanto a estagiária que surrupiou meu livro, deixo a seguinte mensagem

ou sofra as consequências de seus atos

2 comentários:

Marianne disse...

Não fui eu, mas com certeza perto do senhor aprenderia demais... o blog é ótimo =)

Humberto Neto disse...

Senhor...?
Senhor?
SENHOR!!!!!!!
Putz! tô me sentindo velho e decrépito.
Não, não me chame de senhor, já me basta a mulekada da pediatria me chamando de tio... me chame de cara, me chame de tio, me chame até pra porrada, mas por favor não me chame de senhor.
E tem mais, se eu começar a acreditar que sou um senhor de verdade, eu posso começar a aconsiderar pra valer a opção de abandonar o blog do guia do fisioterapeuta para passar a me dedicar a algo mais condizente com a minha idade... sei lá... talvez o blog "fã clube do Roberto Carlos" ou "o blog do véio aposentado que joga milho pros pombos" ou ainda "o blog da artrose feliz", "o guia da praça é nossa", e tantas outras variações bizarras do tema.
Cuidado comigo... se eu morrer de velhice eu volto de noite pra puxar a sua perna hein! rsrsrsrsrsrsrs
Brincadeira a parte, vou considerar seu comentário um elogio, mas da próxima vez...
NÃO ME CHAME DE SENHOR!!!!!!!!!