Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pós Graduação Strictu Senso. Mestrado Acadêmico Vs Mestrado Profissional

A pós graduação modalidade Stricto Sensu é composta pelos cursos de Mestrado, Mestrado Profissional, Doutorado e Pós-Doutorado. Estes cursos são direcionados para a continuidade da formação científica e acadêmica. Se você pretende seguir a carreira de professor(a) universitário é de máxima importância conseguir um título formal de Mestre ou Doutor, razão pela qual os cursos stricto sensu são procurados principalmente por aqueles que têm como objetivo atuar em ensino e pesquisa.
Atualmente existem duas modalidades de mestrado: O mestrado profissional e o mestrado acadêmico. vamos conhecer melhor cada um deles.


MESTRADO ACADÊMICO
O mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, com duração de dois anos prorrogáveis por mais dois anos e tem como objetivo preparar profissionais da área biomédica para lecionar em nível superior, além de capacitá-los a desenvolver atividades de investigação científica, de análise de dados e preparo de manuscritos científicos (ou seja: ler e escrever artigos). Durante o mestrado o aluno desenvolve a dissertação e cursa as disciplinas coerentes com a sua pesquisa. No caso da área de Concentração de Ciências da Saúde geralmente são cursadas as matérias de Bioética, Bioestatística, Metodologia Científica, Epidemiologia Clínica, e outras matérias eletivas, além de atividades didáticas com alunos de Iniciação Científica.

Só para constar: Um dos requisitos para a obtenção do título de mestre é a elaboração e defesa de uma dissertação. Aliás, apesar de muito falada, a ”tese de mestrado” é uma coisa que não existe. A denominação correta é defesa de dissertação. Apenas no Doutorado você vai defender uma tese. Recomendo a leitura do texto “
O que se espera de uma dissertação de mestrado?” de Paulo Roberto de Almeida.

MESTRADO PROFISSIONAL
É destinado a profissionais que estão no mercado de trabalho e querem aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área, conciliando-os à sua atividade profissional. A grande diferença entre as modalidades (mestrado acadêmico Vs Mestrado Profissional) é justamente o foco do programa. De acordo com a CAPES, o "mestrado profissional" é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Essa ênfase é a única diferença em relação ao mestrado acadêmico, o qual obviamente também pode ser direcionado para a solução de problemas reais, mas que também permite pesquisas sem relevância imediata para a prática profissional (um exemplo seria um mestrado em morfologia no qual o aluno investiga as células do córtex cerebral do babuíno careca da malásia).
Ainda não conheço ninguém que tenha feito o mestrado profissional, portanto não tenho muitas informações a respeito, mas me parece tratar-se de um curso híbrido entre a especialização e o mestrado, ou uma “especialização turbinada”, com padrão Capes. Este foco na resolução de problemas me parece bastante promissor, pois permite uma pesquisa direcionada à prática, possívelmente com o aluno botando a mão na massa e gerando conhecimentos de aplicabilidade clínica imediata.

O título de mestre obtido nos cursos de mestrado profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico. Em outras palavras: Para fins de titulação são idênticos, sendo inclusive permitido ao portador de mestrado profissional a possibilidade de fazer doutorado depois.
Ah! Importante: O mestrado profissional é pago.
Leia também o que eu escrevi sobre:


6 comentários:

alexfisio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana disse...

Adorei saber melhor sobre o mestrado e com certeza ajudará muitos na escolha da pós graduação. Parabéns pelo blog!

Bruna disse...

Olá

Vc sabe onde há mestrados profissionais na área da fisioterapia?

Obrigada

Humberto Neto disse...

Olá Bruna,
Infelizmente não. Mas se você descobrir deixe uma mensagem aqui no blog.
Atenciosamente
Humberto

Porque pensar é não compreender... disse...

olá, você sabe sobre mestrados academicos na area de fisioterapia? grata!

mestrados disse...

obrigado pelo seu comentario