Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Curso on line de equilíbrio ácido-base. Essencial para quem quer sacar de Gasometria Arterial




Olá pessoal,
Todo fisioterapeta que trabalha com respiratória deve saber interpretar um exame de Gasometria Arterial. Obviamente você não precisa memorizar a equação de Henderson- Hasselbach - a não ser que você queira impressionar as calouras . . . mas sinceramente sugiro tentar uma abordagem mais tradicional, pois a demonstração vulgar de conhecimentos geralmente não funciona. De fato, antes de você completar a primeira meia hora de sua explicação sobre a beleza matemática do cálculo do Potencial Hidrogeniônico ela estará dormindo ou nauseada, ou mais provavelmente as duas coisas, resultando em uma caloura sonolenta com os pés cheios de vômito... o que é bem pouco romântico e vai contar muitos pontos negativos em sua vida social na faculdade, diga-se de passagem.

Mas voltando ao assunto:
Existem inúmeros sites na internet dedicados a explicar como se faz a interpretação de uma gasometria. Porém, existe um curso on line sobre os Fundamentos do Equilíbrio Ácido-Base que é simplesmente excelente. Até pouco tempo atrás, minha biblioteca pessoal contava com uma cópia encadernada deste curso. Eu disse contava, pois um dia eu emprestei para um estagiário, e aí vocês podem imaginar o que aconteceu, né?
Pois bem, deixo o link abaixo desta excelente referência para quem quiser aprender e também se aprofundar no tema. A propósito, vale a pena gastar o cartucho da impressora e desembolsar o troco da encadernação !
http://perfline.com/cursos/cursos/acbas/acbas.htm
A propósito, o curso não oferece certificado, apenas o conhecimento.
Acesse o link acima e bons estudos

Vida longa e próspera

5 comentários:

Dr Marco disse...

Bom dia gostaria de mais informações sobre esse curso on line obrigado.

Anônimo disse...

Você é meu orgulho, sou recem formada em fisioterapia e adorei seu blog e seu senso de humor rs. Tudo muito bom, virei fã, obrigada pelas informações e dicas.

Humberto Neto disse...

Olá Marco,
Para acessar o curso basta clicar no link no final do texto.
Humberto

norrana nayara disse...

Boa tarde Humberto adoro seu site me ajuda muito pois estou me formando em fisioterapia então ja sabe neh as minhas dificuldades e uma delas é sobre gasometria,vi o link do curso mais não consigo acessar o curso ele redireciona pra um outro site e esta tudo em inglês,poderia me ajudar ?

Humberto disse...

Olá Norrana,
Parece que tiraram mesmo do ar o curso. POrém eu encontrei a parte 1 do curso salvo no scribd. Vc pode acessar no link: http://pt.scribd.com/doc/62945830/Fundamentos-do-Equilibrio-Acido-Base-parte-1
se eu encontrar as outras partes eu compartilho no blog.
Boa sorte e bons estudos