Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fisioterapeutas também podem ajudar na campanha eu sou 12 por 8

Hoje, dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e para conscientizar a população sobre a importâcia de se manter a pressão arterial dentro dos padrões normais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia idealizou o slogan “Eu sou 12 por 8" .
Acredito que nós fisioterapeutas, podemos nos engajar e dar uma mãozinha a esta campanha. É muito comum atendermos idosos, cardiopatas, pneumopatas ou pessoas com sequelas de AVE (ou em aguns casos tudo isso junto e misturado). Neste sentido, considero extremamente importante a verificação da Pressão Arterial antes, e em alguns casos após o atendimento de fisioterapia. Isto que estou dizendo parece meio óbvio, não é? Mas devo dizer que não é não! Embora seja uma conduta recomendável, muitas das vezes simplesmente não temos tempo de verificar a PA de nossos pacientes, seja pelo volume de atendimentos, seja por simples falta de hábito.
Porém, muitos pacientes hipertensos, mesmo medicados, ainda apresentam uma PA instável. Além diso, também pode acontercer que aquela vovózinha que você atende por conta de uma artrose de joelho apareça no seu consultório com uma PA de 180 X 110 mmHg, só aí você descobre que ela toma os medicamentos antihipertensivos "quando lembra" e que não vai ao cardiologista há pelo menos 4 anos (eu sei por experiência própria, pois minha própria mãe me aprontou uma dessas ano passado!)

Mas se mesmo gastando todo este latim eu não consegui convencer você a aferir a PA de seus pacientes com certa regularidade, vou lhe dar três bons motivos de ordem prática e financeira:

#1- Muitas pessoas gostam de "tirar a pressão" de vez em quando. Se você atende em domicílio, ofereça-se para medir também a pressão de outras pessoas da casa. Além de identificar possíveis hipertensos, este simples ato pode contar pontos para que você seja indicado a outros pacientes. Existe uma regra em marketing que é mais ou menos a seguinte: Se você faz um serviço bem feito, seu cliente te indica para outros dois clientes, mas se você faz um serviço mal feito, seu cliente vai fazer questão de te queimar com outros 10 clientes.

#2- Ao aferir regularmente e identificar flutuações na PA, você dá um feedback importante ao médico. Esta é uma excelente oportunidade de fazer contato com o médico responsável pelo paciente e, quem sabe, iniciar uma parceria interessante. Muitos médicos tem dificuldade em encontrar um fisioterapeuta de confiança para indicar seus pacientes.

#3- Finalmente, você não vai querer ninguém tendo um AVE na sua frente só porquê você deixou de identificar um pico hipertensivo por preguiça de medir a PA antes de um atendimento, não é mesmo?

Pois bem pessoal, eu sou 12 X 8, e você?

6 comentários:

Carol Dias disse...

OLÁ.
EU LI SEU POST E ACHO ENTÃO QUE SOU UMAS DAS POUCAS QUE AFIRO A PRESSÃO ARTERIAL DE MEUS PACIENTES ANTES E APÓS A EXECUÇÃO DA SESSÃO DE FISIOTERAPIA. TODOS OS DE RISCO:CARDIOPATAS, HIPERTENSOS, AVE'S, DIABETICOS...É MUITO IMPORTANTE ESTE CUIDADO POIS PODE PREVENIR DESDE UM MAU-ESTAR OU ATÉ OUTRAS COMPLICAÇÕES MAIS SÉRIAS DURANTE OU APÓS A SESSÃO. POR ISSO EU SOU 12X 8! ABRAÇO! VOU ADOTAR ESTA CAMPANHA!

Humberto Neto disse...

Olá Carol,
Talvez eu tenha sido uito dramático em meu texto, de fato acredito que boa parte dos fisios que trabalham com idosos façam a aferição regular da PA de seus pacientes. Como eu disse, eu fui meio dramático, justamente para tentar chamar a atenção daqueles que não acham importante aferir PA.
Obrigado pelos comentários e continue acompanhando o Blog
Abraços
Humberto

Dr.Marco disse...

Parabens você abordou algo de suma impotância é nosso dever orientar e ajudar.

Lázaro J. Teixeira disse...

Aí Humberto!
A preocupação com a PA é de quase todos os profissionais de saúde, incluindo aí o Exmo Sr. Ministro da Saúde, com sua curiosa recomendação para os hipertensos, não é mesmo?
Um abraço

FISIOTERAPIA NO AMAZONAS disse...

Eu tambem sou 12 x 8.. o atendimento não é feito só de exercicios e manobras.... parabens Humberto

carol disse...

Achei importante vc destacar que podemos aferir a pressão de outras pessoas da casa. Eu faço isso regularmente, pois meus pacientes idosos geralemente são cuidados por outros idosos...e cria um diferencial, sim! Anoto num caderninho que o parente e o paciente levam na consulta com o cardiologista. Afinal, antes de ser fisioterapeutas, somos profissionais da saúde e temos o dever de educar!!!


12x 8!