Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Educação a distância em fisioterapia

Se você segue este blog, provavelmente é uma das milhares de pessoas que buscam atualização pela internet. Eu sei muito bem como é ... muitas vezes só sobra mesmo aquelas poucas horas antes de dormir para tentar nos manter atualizados. E se você vive longe dos grandes centros, então a coisa fica ainda mais difícil, pois é preciso se ausentar de sua cidade e arcar com despesas de transporte, estadia e alimentação para fazer qualquer curso ou pós graduação.
Dificuldades financeiras, de tempo e de locomoção são fatores que limitam a capacitação dos profissionais não só no Brasil, mas também em vários outros países. Neste sentido, a Educação a Distância (EAD) pode ser uma boa alternativa.
Tudo bem, talvez você esteja torcendo o nariz e pensando: como pode funcionar uma EAD em fisioterapia? como eu poderia aprender PNF pelo computador? Quem vai corrigir e avaliar a quantidade de força que eu aplico em um curso do conceito Maitland a distância? Obviamente existem limitações. Porém um curso a distância pode sim ter algumas aulas presenciais, sendo o conteúdo teórico totalmente ministrado pelo computador e a prática realizada em sala de aula na presença do professor. E aí, começou a ficar interessado(a)?
No Brasil, a Educação à distância encontra-se em franca expansão, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Fazer cursos a distância é uma tendência de mercado que finalmente está chegando a Fisioterapia. Levamos uma vida bastante corrida, muitas vezes saindo do hospital direto para a casa de um paciente particular que mora do outro lado da cidade. Muitos profissionais não têm disponibilidade de horários fixos que permitam seu comprometimento com a instituição de ensino. E é essa a vantagem que estes cursos a distância trazem: você pode definir o local e o horário do curso, exceto quando têm avaliações (algumas vezes presenciais) ou chats com professores e colegas de turma.
Mas será que o mercado aceita estes cursos? O Mercado aceita todos os cursos reconhecidos pelo MEC, o que fará diferença em um processo seletivo é o que você fez com o que você aprendeu no curso. Lembro que em muitos cursos que não exigem prova para o estudante receber o certificado, existe a figura que eu chamo de "aluno contribuinte"... aquela pessoa que chega tarde, sai cedo e que adora ficar fora de sala fumando um cigarro ou fazendo uma social durante o horário da aula.
Neste momento eu estou inscrito em um curso a distância do Hospital SírioLibanês e estou adorando a metodologia (http://siriolibanes.webaula.com.br/).
A fisioterapeuta Livia de Souza, do blog Papo de Fisio (http://papodefisio.blogspot.com/) recentemente me recomendou o curso de pós-graduação a distância Fisioterapia na Reabilitação das Patologias Vasculares Periféricas (acesse o site clicando aqui), reconhecidamente o melhor a distância. Bem, confesso que estou doido para me inscrever na pós a distância... mas deixa eu terminar primeiro o curso do SirioLibanês.
A colega Michelle, contribuiu com esta postagem, recomendando o curso que ela fez pelo site http://www.fisioemuti.com.br/

Espero que eu tenha conseguido colocar algumas minhocas na sua cabeça.
Se alguém tiver experiência em cursos à distância deixa um comentário.
hasta la vista

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber ql curso à distância vc faz no Sírio Libanês e se estudantes de graduação em fisioterapia tb podem fazer, ou só graduados?Ql vc indica?
Obg.

Humberto Neto disse...

Olá,
Eu estou fazendo o curso de Saúde Baseada em Evidência. No caso, o Sirio Libanês ainda não tem nenhum curso específico para fisioterapia. Quanto aos demais cursos, já me disseram que o gestão em saúde é bom também.
Entre no site
http://siriolibanes.webaula.com.br/e verifique os pre-requisitos para a inscrição.
Atenciosaemnte
Humberto

Yeda disse...

Olá, já existe algum curso de graduação em fisioterapia área distância?