Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como escolher o tema da monografia.


Você está nos últimos períodos da faculdade e não consegue pensar em nenhum tema legal para o seu TCC? Pra piorar ainda mais as coisas, você deixou pra decidir o tema na última hora? O desespero é tanto que você anda dormindo em cima do tratado de fisioterapia pra ver se consegue alguma ideia por osmose?
Então seus problemas acabaram ! Pois chegou o revolucionário TCC elaborator-escrivator-entregator Tabajara, o único editor de textos que escolhe, escreve, imprime e encaderna o TCC pra você. Mas espere, isso não é tudo! Ligando agora você recebe o exclusivo Skype-professor-sufocator Tabajara, um incrível aplicativo que descobre o número do celular do professor que avaliou seu TCC e faz ligações de hora em hora, com mensagens de voz pré-gravadas implorando por uma nota mais alta.
Se interessou pelo produto? O pior é que também, pena que é zoação minha.
Mas não entre em pânico! O Guia do Fisioterapeuta, em mais um serviço de utilidade pública oferece algumas dicas de como escolher um bom tema pro seu TCC de fisioterapia.

O que é e para que serve um Trabalho de Conclusão de Curso.
Ao longo da faculdade você precisou fazer diversas provas, pesquisas e seminários. Cada um destes testes avaliou seus conhecimentos e competências. Porém mesmo após completar todos os estágios e passar em todas as provas ainda lhe resta uma última tarefa: Redigir um trabalho final, o famoso TCC, que geralmente é uma monografia ou uma pesquisa de campo.
Bem, talvez eu tenha me expressado mal. O TCC não é apenas o trabalho final da faculdade, ele é uma oportunidade (sim, uma oportunidade !!) que o acadêmico tem de aprofundar seus conhecimentos em determinado tema da fisioterapia e defender suas conclusões diante de uma banca. - - - Ok, nem sempre é assim. Já ouvi falar de faculdades que além de dispensar a banca ainda chegam ao cúmulo de permitir que a monografia seja feita em grupo (!!!! BIZARRO !!!!).

Mas distorções da realidade à parte, o fato é que o TCC avalia:

#1- A habilidade do acadêmico de buscar informações relevantes sobre o tema,
#2- A capacidade de sintetizar a informações e redigir um texto em linguagem científica, apresentando os resultados de sua pesquisa de forma clara e organizada.
#3- Demonstrar o domínio do tema, ao defender seus resultados em apresentação oral diante de uma banca examinadora
Na teoria isso tudo é muito bonito, não é mesmo? Mas acho que talvez você esteja mais interessado(a) na próxima parte da postagem.

Como escolher o tema do TCC?
Aqui é onde a porca torce o rabo. Você não precisa fazer mandingas e nem simpatias para escolher um bom tema para o TCC. Deixe as ciências ocultas para quando precisar trazer a pessoa amada em 3 dias. Mas se você realmente não tem a menor ideia por onde começar, recomendo que você leia os 2 itens seguintes, só pra poder se situar.

O TCC deve ser sobre um assunto que você goste.
Ora, nada mais óbvio do que isso. Provavelmente você passará meses pesquisando e escrevendo sobre o assunto escolhido. Na boa, você não precisa transformar o TCC em técnica de tortura medieval. Se vai estudar tanto, que pelo menos seja algo que lhe agrade. Mas para eventuais indecisos, que dizem conseguir gostar de tudo ao mesmo tempo, irei ensinar a fazer um curtômetro (um termômetro das coisas que você curte fazer).

O TCC deve ser sobre um tema possível de ser pesquisado.
Mesmo que você adore Pilates e ache UTI Neo a coisa mais incrível do mundo, nada de sugerir temas loucos como “Pilates em UTI Neo”. Da mesma forma, evite temas que apesar de interessantes, possuem escassa literatura disponível, como por exemplo “Fortalecimento muscular em escolares com Leucemia”, ou “RPG no pós-operatório imediato de artrodese vertebral lombar” - Na verdade, estes temas podem até funcionar como trabalho de campo, mas jamais proponha isso como monografia sem antes pesquisar se existem artigos publicados ou algo nos livros sobre o tema. Pra finalizar tente, se possível, evitar temas por demais polêmicos (a menos que você tenha muita confiança no seu taco e nas argumentações na hora de apresentar o tema pra banca).

Observação importante:
Escolhido o tema, encontre um orientador que entenda do assunto. Mais uma vez isso parece óbvio, mas nem sempre o óbvio é tão óbvio quanto parece. Portanto certifique-se de que seu orientador realmente entende alguma coisa do tema que você escolheu (caso contrário você terá que lidar com um desorientador e estará condenado a fazer tudo sozinho)

O curtômetro
O curtômetro é uma espécie de gráfico baseado em um brainstorm (conhecido popularmente como “toró de idéias”) que te ajuda a decidir os assuntos que mais lhe agradam em fisioterapia. É muito simples de ser feito, e tenho certeza que vai ajudar bastante, principalmente aos indecisos.

Para fazer o seu curtômetro é muito simples, basta seguir as instruções abaixo:
#1- Cruze duas linhas retas perpendiculares, formando um sinal de “+” bem grande
#2- No Quadrante superior esquerdo, escreva todos os assuntos que você gosta de estudar ou que você domina com facilidade. Podem ser técnicas de tratamento ou patologias (ex: Mulligan, Propriocepção, Ventilação Não Invasiva, geriatria, fisioterapia desportiva, DPOC, etc..).
#3- No quadrante inferior esquerdo, escreva todos os assuntos que você curte, mas que você não domina tão bem assim.
#4- No quadrante superior direito, escreva os assuntos que você não gosta, mas que apesar disso você domina ou tem alguma facilidade de aprender.
#5- No quadrante inferior esquerdo, escreva os assuntos que você odeia e que ainda por cima você não tem facilidade e nem a menor vontade de aprender.


Quando terminar, terá um quadro mais ou menos como o daqui debaixo (OBS: este curtômetro é hipotético e não representa aopinião do blogueiro)


Enquanto estiver fazendo o seu curtômetro, irá perceber que a parte do gráfico com as coisas que você tem afinidade irá ficar muito mais cheia do que a das coisas que você não gosta. Não se preocupe, isso é absolutamente normal, pois lembramos mais facilmente daquilo que gostamos.

Interpretando o gráfico
Feito o curtômetro, ao visualizar o lado direito do gráfico fica fácil saber o que você NÃO deverá escolher como tema. O próximo passo é decidir se vai escolher um dos temas que você curte e domina OU um dos temas que você curte mas não domina (Eu recomendaria temas que você curte mas não domina, pois seria uma ótima oportunidade para aprender coisas novas de um assunto que você acha legal).
Agora sugiro que pense em algo envolvendo uma patologia ou disfunção que você colocou no curtômetro (Ex: AVC, LER/DORT, cirurgia de LCA, ataxia, entorse, atelectasia, etc...) Este será o eixo principal da sua monografia.
Também baseado no seu curtômetro, escolha uma intervenção fisioterapêutica que tenha haver com a patologia/disfunção que você escolheu (Ex: kinesio taping, VNI, treino proprioceptivo, alongamento), se quiser, defina também uma população específica (Ex: Atletas, dentistas, idosos, gestantes, pacientes ambulatoriais).
Pronto! Agora você já é capaz de elaborar um esboço do tema da sua monografia, combinando uma patologia/disfunção com uma intervenção e/ou uma população específica. Mas tome cuidado com temas absurdos como Pilates em UTI-Neo! O curtômetro é uma ferramenta de ajuda e não um oráculo de análise combinatória !
Assim, com os resultados do curtômetro, você poderá elaborar um esboço da ideia central da sua pesquisa. Ex: Treino de marcha em pacientes com AVC, OU Exercícios proprioceptivos para prevenção de quedas em idosos, OU Alongamento e ginástica adaptada para gestantes.... e por aí vai.

Por último. Não se esqueça de verificar se existem artigos ou referência na literatura para o tema escolhido, e com o esboço do tema em mãos, consulte seu orientador.

14 comentários:

Erika Gomes disse...

Sensacional .... lembra que eu te aperriei com minha duvidas sobre a escolha do meu rsr ohh o tema: A utilizaçao da tecnica de crochetagem em cicatriz abdominal pós cesariana e sua influência no arco de movimento de tronco.. Já apresentei o projeto .. agora vou por a mão na massa rsr abraçoo

Patricia Lobo disse...

Ola Humberto, muito legal este tema, eu que na verdade ja passei por isso, penso que na fase que me encontro deveria fazer este esquema hihihih. Na verdade eu fiz o mestrado e queria entrar a fundo num doutoramento, mas tou meio perdida pois nao sei se sigo a mesma linha do mestrado, vc acha que devo começar do inicio hihih com este seu esqueminha??
obrigada

Renata Soraya disse...

Oi, também tenho um blog e gostaria de saber se posso reproduzir seu texto (com as devidas referências, claro!) por lá? Coloquei seu no blogroll, passa por lá e dá uma olhadinha... abraço! http://fisiofacts.blogspot.com/
Renata

Láh Vallerini disse...

Aii eu tbm to nessa duvida, preciso em duas semanas decidir o tema do meu tcc e tbm escolher o meu orientador. Que duvidaa!! Eu adoro ortopedia, ou seja a fisio desportiva. Mais eu tbm adoro neurologia. Queria um tcc que englobasse essas duas materias, sera que tem como?? Me ajudaa! se possivel me mandar um email com umas dicas (lahvallerini@hotmail.com). Obrigada, Laís!

Anônimo disse...

Eu tbm estou louca pq naõ consigo decidir meu tema de tcc.Gosto de tudo um pouquinho e acho que isso tá dificultando.Não pensei em nada que fizesse com que eu me apaixona-se...help nanybitt@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Eu tbm estou louca pq naõ consigo decidir meu tema de tcc.Gosto de tudo um pouquinho e acho que isso tá dificultando.Não pensei em nada que fizesse com que eu me apaixona-se...help nanybitt@hotmail.com

Bárbara Coutinho disse...

Genteee! O desespero é tanto que eu tô fazendo adaptações do Brainstorn para a área da Educação!rsrs
Faço Pedagogia e não tenho idéeeia de tema para a monografia!

se alguem tiver sugestões, por favooor!
barbaracoutinhos@hotmail.com

Ling disse...

essa é a duvida mais cruel de um ser em pre-formação

vivian disse...

Ola estou em duvida sobre o tema do meu tcc, gostaria de algo na parte geriatrica, queda em idosos, o que vc me orientaria....
aguardo respostas...
vivianjaguariuna@ig.com.br
obrigado
vivian

Anônimo disse...

oii,gostaria de uma ajuda na escolha do meu tema do tcc, pq ja to no 8º período e ainda não to com muita duvida sobre em que fazer. Adoro ortopedia (pensei em cirurgia de LCA em não atletas ou atletas) não sei, também gosto de neuro, so que axo que é muito repetido. Me ajudaaaaaa

Anônimo disse...

oii,gostaria de uma ajuda na escolha do meu tema do tcc, pq ja to no 8º período e ainda não to com muita duvida sobre em que fazer. Adoro ortopedia (pensei em cirurgia de LCA em não atletas ou atletas) não sei, também gosto de neuro, so que axo que é muito repetido. Me ajudaaaaaa

tayna.fm@hotmail.com

helpe

juju disse...

o la estou em duvida sobreo tema do meu tcc gosto de neonatal e dermatofuncional por favor alguem me da uma luz joce_alveshotmail.com estou aguardando resp..

Anônimo disse...

olá!preciso escolher o tema do meu tcc.adoroooo saúde da mulher!!!o que vc me indica sobre isso?

Daniel disse...

Boa noite, sou fisioterapeuta e trabalho com home care. Estou fazendo pós graduação na área de fisioterapia traumato-ortopédico e estou com dúvidas sobre o tcc que terei que fazer. Como não tennho pacientes com patologias específicas, pensei em fazer meu tcc como revisão bibliográfica e tenho interesse na área de tratamento em LCA, mas para meu conhecimento queria fazer uma revisão com um tema atual. Há algum tipo de tratamento novo para lca em fisioterapia que você conheça e me sugeriria? Meu e-mail é danielchinem@yahoo.com.br
Desde já agradeço pela atenção e achei muito interessante o seu blog

Att.

Ft. Daniel