Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Exercícios terapêuticos em pacientes com Lesão Medular

A medula espinhal é um fino cordão de nervos localizada dentro da coluna vertebral. De uma forma extremamente simplificada, podemos dizer que a função principal da medula é transmitir os comandos do encéfalo para o corpo e também as informações sensoriais do corpo para o cérebro. Uma analogia clássica é comparar os nervos que formam a medula a fios telefônicos. Quando ocorre uma lesão na medula esta comunicação é interrompida, resultando em perda da sensibilidade e/ou da força muscular abaixo do nível da lesão.

Existe uma grande variedade de abordagens fisioterapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento de pacientes com lesão medular:
  • Terapia manual – Alongamento muscular e mobilização articular para prevenção de encurtamentos e deformidades.
  • Eletroterapia – O recurso mais difundido é o uso da FES (Functional Eletro Stimulation - Eletro Estimulação Funcional), com o objetivo de estimular a musculatura parcialmente afetada e manter o trofismo e metabolismo nos principais grupamentos musculares abaixo do nível da lesão.
  • Cinesioterapia Respiratória – Dependendo do momento em que este paciente está sendo atendido (fase aguda X fase crônica), do nível de lesão e da necessidade de suporte ventilatório, poderão ser necessárias manobras de tosse assistida, exercícios com incentivadores inspiratórios e manobras desobstrutivas.
  • Exercícios Terapêuticos – com o objetivo de treinar transferências posturais (cadeira de rodas para cama, solo, carro, vaso sanitário), treinamento visando ganhos no equilíbrio de tronco, atividades para desenvolver destreza no deslocamento com cadeira de rodas, fortalecimento muscular e condicionamento cardiovascular (Sim! Treinamento aeróbico com a cadeira de rodas é fundamental!)

Em minhas andanças na web, encontrei um site bastante útil, tanto para acadêmicos de fisioterapia quanto para colegas que pretendem se especializar em fisioterapia neurológica. Trata-se do site http://www.physiotherapyexercises.com/.

Este site contém 950 exercícios e 21 videos. Porém o mais interessante é a interface de busca pelo exercício. Você pode preencher até sete critérios: (1) O nível da lesão, ou se é AVE ou atraso motor, (2) Tipo de exercício - repiratório, fitness, equilíbrio, etc..., (3) Parte do corpo, (4)Equipamento - halteres, theraband, etc... (5) nível de dificuldade (6) faixa etária e (7) se a ilustração mostra o exercício para o dimídio direito ou esquerdo. Você não precisa preencher todos os critérios para fazer uma busca no site.

Um outro recusro muito legal é o de videos, ou melhor: animações em GIF , que demonstra pacientes com diferentes níveis de lesão realizando elevação em long sitting do leito, elevação da cadeira de rodas, rolando, e realizando transferências. Infelizmente tá tudo em inglês, mas não é nada que o tradutor do Google não resolva

Um comentário:

Stephanie Pires disse...

Esse site que encontrou é pago? Ou só preciso fazer uma conta? Você conseguiu usá-lo?