Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Miótomos, memorize dançando o novo Hit do carnaval: A Dança dos Miótomos

Saudações Fisionautas,

Há pouco mais de um ano atrás eu escrevi uma postagem sobre os dermátomos do corpo humano. Na época, a minha intenção era escrever logo em seguida uma postagem sobre os miótomos. Mas fui deixando pra depois e acabei nunca escrevendo (#^_^#).
Pois é galera, nunca é tarde demais para se arrepender e cá estou eu apresentando a continuação da postagem e com uma novidade: memorize os miótomos em ritmo de carnaval ! Isso mesmo! Vai ser o novo Hit do verão!
A dança dos miótomos!
Mas antes que tal relembrar um pouco de Neuroanatomia:
Aprendemos que os nervos espinhais são formados a partir das raízes nervosas posteriores (sensitivas) e anteriores (motoras). Um Bizu para nunca esquecer qual é qual, é lembrar que o motor do carro fica localizado na parte anterior; então a raiz anterior é a raiz motora ! ! ! !
Pois bem, um miótomo é justamente o conjunto de músculos que recebe inervação de um mesmo par de raízes motoras.
Cada raiz motora tem seu músculo indicador próprio, de modo que a lesão da raiz pode ser diagnosticada pela redução da força muscular, diminuição dos reflexos tendíneos (quando for possível avaliar) ou pelo exame de eletroneuromiografia.
A avaliação dos miótomos é feita por meio do exame de força muscular, o chato é que você precisa saber qual músculo corresponde a qual raiz. Para isso ajuda memorizar as tabelas abaixo.

Miótomos do Membro Superior

Miótomos do Membro Inferior


ou...
Aprender a dança dos Miótomos!!!!!!

Enquanto eu estava pesquisando para escrever esta postagem me deparei com uma série de vídeos no youtube com coreografias que servem pra memorizar os miótomos. Achei a idéia muito legal, o único problema é que as coreografias são meio chatas... sabe como é né, assistir gringo dançando é uma coisa meio vergonha alheia ( exceto a Beyoncé, é claro)  !!! (#*.*#) !!! .
Assim, aproveitando o carnaval, resolvi além de divulgar os videos com a dança dos miótomos, também lançar o primeiro concurso cultural do Guia do Fisioterapeuta! Faça você mesma sua dança dos miótomos!







AGORA VOCÊS VÃO VER QUE NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR...

... E PIORAR E PIORAR!!!! ESSAS AQUI PELO MENOS TIVERAM O BOM SENSO DE ESCONDER O ROSTO HAHAHAHAHAHA!!!!!

É isso mesmo galera, tenho certeza que o gingado brasileiro vai deixar esta dança dos miótomos legal. Escolham bem a trilha sonora, criem sua coreografia, postem no youtube e deixem o link nos comentários desta postagem para eu poder compartilhar com os outros leitores.  Vocês estarão ajudando um monte de estudantes a memorizar os miótomos de um jeito divertido
Hasta la vista

12 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk morriderir kkkkkk

Bruna disse...

Adorei! Tem um vídeo brasileiro, alunos fizeram um "pagode(ou arrocha, não lembro ao certo) dos miótomos", é muito engraçado!

Renata disse...

adorei!! hahahha

Potyra disse...

Muito legal! O problema é a coreografia na prova... =D

Deise Daniele disse...

Muito divertido! Vou jogar a ideia para o pessoal da pós!

Unknown disse...

Esse site tem alguns erros grosseiros!!!
Como por exemplo dizer que L5 faz extensão do hálux e que C8 faz desvio ulnar do polegar. Gostaria que o responsável me explicasse de onde retirou tanta asneiras.

Humberto disse...

Prezado ou prezada anônimo(a)
Agradeço sempre quando um(a) leitor(a) deste blog compartilha seus conhecimentos para o engrandecimento da postagem. Pelo fato de ser humano, limitado e que segundo a crença popular, uso apenas 10% do meu cérebro animal, reconheço que é bem provável que hajam erros nas postagens publicadas.
Agradeço que você tenha chamado a atenção para os ditos "erros grosseiros", agradeço também pois somente um asno para reconhecer tamanhas asneiras. Aliás, atendendo a seu pedido, vou informar de onde tirei todas as asneiras que escrevi.
Com relação a raiz nervosa de C8 ser responsável por fazer desvio ulnar do polegar, esta informação encontra-se no livro Avaliação musculoesquelética de David J Magee -terceira edição- mais exatamente na tabela 3-5 na página 122.
Quanto a raiz de L5 fazer extensão do Hálux, esta informação encontra-se no mesmo livro, porém na tabela 9-6 da página 397.
Acredito que seria de bom tom que você, prezado(a) anônimo(a) escrevesse uma carta aos editores, informando tamanha asneira que escreveram.
Muito bem, agora chega de me divertir com essa falsa humildade.
Anônimo(a) achei muito deselegante a forma como você se comunicou. Tenho certeza que você não teria coragem de me chamar de asno, caso me encontrasse frente a frente, esse tipo de comportamento covarde só é possível graças ao anonimato da internet. Quanto as testagens, existem variações na escolha dos testes musculares, alguns autores preferem testar C8 realizando a flexão dos quirodáctilos. Isso é apenas uma escolha semiológica pois anatomicamente falando, a raiz de C8 inerva os músculos responsáveis pelo desvio ulnar do polegar e flexão dos dedos da mão. O mesmo raciocínio vale para a raiz de L5 e a extensão do Hálux.
Recomendo mais embasamento e educação da próxima vez que for comentar uma postagem minha.


Ienne Pires disse...

minha nossa! Além de mestre da fisio é super bem humorado! rsrs gosto muito daqui, como reles acadêmica de fisio muitas vezes recorro ao seu blog e gosto muito do que encontro! seria muito difícil trazê-lo à Macapá para dar uma palestra? ou melhor, SHOW?

PS: E SOBRE A SUA INTENÇÃO DE DOMINAR O MUNDO E ESCRAVIZAR A HUMANIDADE, A QUANTAS ANDA ESSE PROJETO? SE TIVER UMA VAGA PRA FISIO VC ME CHAMA? RSRSR ;)

Ienne Pires disse...

minha nossa! Além de mestre da fisio é super bem humorado! rsrs gosto muito daqui, como reles acadêmica de fisio muitas vezes recorro ao seu blog e gosto muito do que encontro! seria muito difícil trazê-lo à Macapá para dar uma palestra? ou melhor, SHOW?

PS: E SOBRE A SUA INTENÇÃO DE DOMINAR O MUNDO E ESCRAVIZAR A HUMANIDADE, A QUANTAS ANDA ESSE PROJETO? SE TIVER UMA VAGA PRA FISIO VC ME CHAMA? RSRSR ;)

Mariana A. disse...

Me ajudou muito! Aliás está me ajudando muito pois, tenho prova de neuro na segunda - feira!

Anônimo disse...

kkkkkk. Muito legal!

Anônimo disse...

Muito bom! No mínimo uma pessoa frustrada infeliz com a evolução alheia, e os pais não tiveram nem a capacidade de educar! Uma pena.