Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prova comentada: Prova Cespe – Unb Fisioterapeuta Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe Ano 2009 - PARTE I


Olá Fisionautas.
Mais um ano pela frente e mais chances de conseguir a sonhada aprovação em concursos públicos. Segue abaixo a correção das primeiras questões específicas de uma prova da CESPE do concurso da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe Ano 2009. A resolução destas questões foi feita com a ajuda de uma leitora do Sergipe chamada Carla Fontes. Por ser de 2009 já é uma prova meio velhinha, mas  vale a pena conferir, pois a prova foi muito bem feita e o nível de dificuldade não tá moleza não.


Prova Cespe – Unb Fisioterapeuta Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe - 2009


Um paciente apresentando compressão unilateral do nervo ciático pode desenvolver importante perda funcional envolvendo o membro inferior afetado. Com relação aos exames físico-funcionais e ao tratamento adequado a essa situação, julgue os itens a seguir:

51- Por meio do teste do piriforme, ao se tensionar o músculo piriforme, pode-se indicar se esse músculo é o responsável pela compressão do nervo e consequentemente pelo quadro de ciatalgia.
COMENTÁRIO: O termo ciatalgia é usado para descrever a dor sentida no trajeto do nervo ciático. Este padrão de dor irradiada pode ser causada pela compressão do nervo ciático. Esta compressão pode ser causada por um disco herniado comprimindo as raízes nervosas ou pela compressão do nervo ao longo do seu trajeto.
A chamada síndrome do piriforme é causada especificamente pela compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme. Os principais mecanismos envolvidos na Síndrome do piriforme são: [1] Contratura ou espasmo do músculo piriforme devido a trauma; [2] hipertrofia do músculo piriforme; e [3] predisposição a compressão devido a uma variação anatômica (o nervo ciático ou ramos deste passam por dentro do ventre muscular ou pela porção tendinosa do piriforme).
Ao se desconfiar que o músculo piriforme esteja envolvido no sintoma doloroso do paciente, podemos realizar testes específicos. Este teste consiste basicamente no estiramento do músculo por meio dos movimentos combinados de adução, rotação interna e flexão do quadril (os quais afastam ao máximo a origem e inserção musculares do piriforme). Se o músculo piriforme estiver comprimindo o nervo ciático, ao tensionar o músculo haverá resposta positiva ao quadro doloroso, possivelmente até reproduzindo os sintomas do paciente.
Gabarito: Correto.


52 Caso haja uma compressão nervosa periférica devido a uma hérnia de disco, com características de degeneração walleriana, será correto afirmar que se trata de uma axonotmese.
COMENTÁRIO: Esta é uma questão interessante, pois correlaciona a clínica com a classificação das lesões nervosas. Relembrando que as lesões nervosas periféricas podem ser classificadas em 3 categorias: Neuropraxia, axoniotmese e neurotmese. A degeneração Walleriana ocorre nos casos de axoniotmese e de neurotmese. A axoniotmese envolve a secção completa do nervo, geralmente por lesão causada por arma branca ou traumas importantes. Com relação ao enunciado da questão podemos refletir que por maior que seja a hérnia de disco, certamente não será  suficiente para seccionar completamente o nervo (neurotmese). Porém, a compressão prolongada é capaz de promover uma isquemia. A isquemia impede a chegada de oxigênio e nutrientes para a região distal no neurônio. Desta forma, a região do neurônio distal ao ponto de compressão começa a se degenerar (degeneração Walleriana). Importante notar que neste mecanismo, as bainhas de tecido conjuntivo (epineuro, perineuro e endoneuro) não se rompem. Desta forma temos a axoniotmese é o tipo de lesão nervosa descrita no enunciado.
Gabarito Correto.


53 Hérnia de disco localizada no segmento de L4-L5 apresenta uma radiculoalgia na face póstero-lateral da coxa e do joelho.
COMENTÁRIO: A parte antero e póstero lateral é a correspondente ao Dermátomo de L4-L5, como pode ser observado na figura abaixo
Gabarito: Certo.


54 O tratamento com exercícios do Método Mckenzie é contraindicado caso a radiculoalgia seja causada por uma hérnia de disco lombar alta.
COMENTÁRIO: O Método Mckenzie é uma técnica de terapia manual que utiliza os movimentos do próprio paciente no alívio da dor. Segundo o Método McKenzie, as protusões do disco intervertebral são uma conseqüência do estiramento excessivo do ligamento que envolve o disco, causando perda da capacidade de estabilização, gerando o deslocamento do disco. A técnica possui indicações específicas para o tratamento de hérnia de disco e consiste em exercícios de extensão, flexão e pressão extra do paciente.
Sendo assim, podemos concluir que o enunciado está errado.
Gabarito: Errado.
Leitura Sugerida:



Um paciente com sequela de fratura de Colles, pós- imobilização, pode apresentar importantes comprometimentos neuromusculoarticulares. Com relação a essa afirmativa, julgue os itens seguintes:


55 Devido ao padrão assumido pela imobilização prolongada nesse tipo de fratura, os exercícios de alongamento muscular devem ser direcionados para os músculos extensores de punho, em detrimento dos músculos flexores.
COMENTÁRIO: A imobilização gessada comumente utilizada para o tratamento conservador de fraturas de Colles segue a lógica das demais fraturas, isto é: Períodos de imobilização que resultam em rigidez articular e encurtamento muscular. Desta forma toda a cadeia muscular da mão deve ser trabalhada.
Gabarito: Errado.


56 A mão em garra, atingindo os músculos 4.º e 5.º o interósseos, é uma das sequelas desse tipo de fratura.
COMENTÁRIO: A mão em garra com comprometimento do 4.º e 5.º o interósseos  é resultado da lesão de nervo ulnar. Embora seja possível lesionar qualquer um dos 3 grande nervos do antebraço (mediano, ulnar e radial) em uma fratura do tipo Colles, o nervo mais frequentemente lesado é o mediano. (herbert Sizínio (pg. 1104)
Gabarito:Errado.


57 A síndrome de Volkman é uma complicação que pode surgir nesse tipo de fratura.
COMENTÁRIO: A síndrome de Volkmann, também denominada síndrome compartimental é definida como o aumento da pressão intersticial sobre a pressão de perfusão capilar dentro de um compartimento osteofascial fechado, podendo comprometer vasos, músculos e terminações nervosas provocando dano tecidual. A síndrome pode ocorrer por lesão vascular após uma fratura e foi descrita pela primeira vez por Richard Von Volkmann em 1872, que descreveu contraturas dos músculos do antebraço em reduções fechadas de fraturas de cotovelos, resultantes de necrose e isquemia muscular
O quadro clínico inicial é caracterizado por dor importante e edema, ocorrendo manifestações tardias como a ausência de pulsos distais, parestesias de extremidade, e hipoestesia
Gabarito: Correto.
Leitura recomendada: http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/864.pdf Síndrome Compartimental Aguda: série de sete casos no Hospital Nossa Senhora da Conceição - Tubarão



Com relação à abordagem do paciente com paralisia cerebral e consequente atraso no desenvolvimento motor, julgue os itens subsequentes.


58 O fenômeno de rechaço pode aparecer quando o paciente aponta com o indicador para algum objeto tentando tocá-lo.
COMENTÁRIO: O gabarito oficial considera esta questão como correta. Porém eu discordo, pois não entendo como o fenômeno de rechaço pode aparecer quando o paciente tenta apontar para um objeto. O fenômeno do rechaço está presente em lesões envolvendo o cerebelo. É testado por meio da Prova do Rechaço ou Stewart Holmes: Pede-se ao paciente fletir o cotovelo contra resistência. Subitamente retira-se a resistência. A resposta normal a este teste é a interrupção quase imediata do movimento de flexão de cotovelo, porém um paciente com lesão cerebelar não conseguirá contrair os músculos antagonistas rapidamente, sendo que dependendo da força o paciente poderá mesmo bater com o punho no próprio rosto.  Como podem ver, a prova do rechaço não tem nada haver com o teste descrito no enunciado.
Gabarito: Correto (sob protestos).
Leitura sugerida
http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=7&materia_id=501&materiaver=1


59 Por volta do 4.º mês de vida, o lactente, estando em decúbito dorsal, é capaz de levantar a cabeça e os ombros, antecipando a ajuda de alguém para se deslocar para a posição sentada.
COMENTÁRIO: Ao 4 mês de vida o paciente possui apenas bom controle cervical e não é capaz de levantar ombros para auxiliar na postura de sedestração. Somente por volta do sexto mês é que a criança consegue vencer a gravidade em supino
Gabarito: Errado.


60 É considerada atraso no desenvolvimento neuromotor a persistência da reação de extensão cruzada em uma criança com 12 semanas de vida.
COMENTÁRIO: O reflexo de extensão cruzada está presente aproximadamente o segundo mês de vida. Com doze semana, a criança tem aproximadamente três meses de vida, e portanto o reflexo já deveria ter desaparecido.
Este reflexo é testado em supino. A criança é posicionada com uma perna estendida e a outra fletida. O examinador estimula a sola do pé que está estendida. Com o estímulo em uma das pernas, a perna contralateral (a resposta “cruza” a linha média) se extende, justamente por isso se chama reflexo de extensão cruzada


61 O reflexo tônico cervical assimétrico deve ser realizado em decúbito lateral, para favorecer o apoio da cabeça do paciente durante a realização do teste.

COMENTÁRIO: O reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA) é mediado pela estimulação proprioceptiva dos músculos do pescoço em resposta a um movimento ativo ou passivo de rotação lateral da cabeça. Para testar este reflexo, o examinador deve girar suavemente a cabeça do paciente para um dos lados. A resposta é a modificação suave no tônus do recém-nascido. O braço e perna do lado facial se estendem enquanto os braços e pernas do lado occipital fletem.
Como é necessário girar a cabeça da criança para desencadear o reflexo, a posição correta para a testagem é o decúbito dorsal.
Gabarito: Errado.


62 A criança com atetose apresenta movimentos involuntários, porém estes só ocorrem durante movimentos intencionais e cessam durante o repouso.
COMENTÁRIO: O tremor típico da atetose é um movimento involuntário que até diminui, porém não cessa completamente durante o repouso.
Gabarito: Errado.


Uma palavrinha fional pra te manter motivado ou motivada: 
Saiba que enquanto você dorme, tem um chinês estudando com soro na veia e determinação de passar. E aí, vai ficar esperando a vaga cair do céu ou vai se preparar  ? ? ? ? ?

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,estudantes-chineses-injetam-soro-na-veia-em-preparacao-para-o-vestibular,870226,0.htm


Nenhum comentário: