Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Nova tecnologia de próteses

O Cirurgião Ortopédico norte- americano Ronald Hugate, serviu durante 4 meses em um hospital de campanha no oriente médio, e desde que retornou aos EUA está desenvolvendo uma nova tecnologia de próteses para ajudar pessoas que sofreram amputações. No momento ele está trabalhando em conjunto com estudantes de engenharia da universidade de Denver -USA. para desenvolver uma prótese permanente.

Eu acessei a página da Clínica de Denver (Acesse AQUI), e pelo que entendi, me parece que a idéia é desenvolver um modelo híbrido combinando uma haste intramedular que funcionaria como uma endoprótese, mas que se projetaria para fora do coto de amputação, o que permite que seja conectada a um membro protético.
Ele chama esta técnica de integração óssea, e tem por objetivo melhorar a interface entre a prótese e o membro residual.


Eu achei esta idéia super interessante, principalmente para as pessoas que tem um coto de amputação curto, pois um coto curto dificulta muitíssimo o encaixe das próteses que temos atualmente, e frequentemente compromete a funcionalidade da prótese.
Segundo Ronald Hugate, este projeto pode estar pronto em dois anos, e tem potencial para substituir a atual tecnologia de soquete que tem alguns inconvenientes como formação de bolhas, a necessidade do controle ponderal do paciente (se a pessoa engordar ou emagrecer, o volume do membro residual se altera e também altera o encaixe da prótese).
Assista a reportagem abaixo.




Pois é galera, preparem-se para o futuro.

Nenhum comentário: