Ebooks

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Infelizmente o 4shared bloqueou o acesso a conta onde eu armazenava os e-books (aparentemente tem algo haver com direitos autorais). Assim que tiver um novo site para armazenamento enviarei os links.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Cursos Online Grátis - Parceria VEDUCA / USP

Ontem á noite recebi pelo facebook um link para o site http://www.veduca.com.br/. Em poucas palavras, a Veduca é uma empresa brasileira cujo propósito é levar o ensino superior de alta qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender, disponibilizando as melhores ferramentas para que você possa trilhar seu caminho de sucesso. O objetivo é democratizar o acesso à educação de alta qualidade no mundo. (saiba mais acessando http://www.veduca.com.br/about)

Pois bem, além de louvável, esta iniciativa é simplesmente fantástica, pois compila em um só lugar palestras e cursos ministrados em 20 Universidades de renome internacional, incluindo a USP (veja quais universidades acessando http://www.veduca.com.br/browse/universities) sendo que várias palestras com legendas em português!! 

INDO DIRETO AO PONTO 
De interesse, o Veduca disponibiliza 39 cursos de medicina e ciências da saúde no link http://www.veduca.com.br/browse/subjects/2/medicina-ciencias-da-saude
Tem algumas palestras realmente muito interessantes. Algumas eu já assisti e posso recomendar, como as seguintes:

 Interfaces Cérebro-Computador (http://www.veduca.com.br/play/3250) que fala sobre os conceitos teóricos envolvidos no desenvolvimento de neuropróteses que permitam movimentos e comunicação. Só não gostei de uma coisa: Para um assunto tão fascinante, a palestra é curta demais (apenas 14 minutos) e também está sem legendas em português.

Controlando o Cérebro com a Luz (Karl Deisseroth) – 18 minutos
http://www.veduca.com.br/play/3251 Neste video, o palestrante exemplifica diferentes técnicas atuais de eletro estimulação cerebral e em seguida explica um experimento no qual insere proteínas “optogenéticas” em neurônios, fazendo com que eles respondam a estímulos luminosos e ajudem no tratamento de doenças psiquiátricas. Infelizmente também sem legendas   

Como eu trabalho com pediatria achei esta palestra particularmente interessante, e acho que é útil para todos os profissionais de saúde, independente de trabalharem com pediatria ou não. Em especial se você tem a intenção de se reproduzir.

Destaque para as duas palestra de Ramanchandran e a palestra Recuperação cerebral 


Olha pessoal, estas foram apenas as palestras que eu assisti de ontem pra hoje. Ainda pretendo me inscrever no MBA em Engenharia e Inovação. (mas só depois de terminar o curso de revisão Sistemática e Metanálise - - http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise/).
Muitas destas palestras estão na vanguarda da ciência e acredito piamente que algumas dos assuntos abordados serão realidade em nossas vidas dentro de alguns poucos anos. Talvez algum dia eu escreva um post sobre o crescimento exponencial da tecnologia para justificar este ponto de vista, mas enquanto eu não faço isso, acreditem em mim e gastem algum tempo assistindo as palestras. Tenho certeza que será mais enriquecedor, embora certamente não tão divertido, do que passar horas jogando candy crush.
A propósito, abaixo a foto do campeão mundial de candy crush e da campeã intergalática dos joguinhos do facebook. Você não quer ficar igual a eles, quer?



Hasta La Vista

Nenhum comentário: